Cascavel (PR) – Os governadores dos Estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) estiveram reunidos durante o Show Rural, promovido pela Coopavel em Cascavel, no Oeste do Estado.
Na oportunidade foi assinada uma resolução sobre o projeto de lei que autoriza a equivalência dos serviços estaduais de inspeção de produtos de origem animal entre os membros da entidade e validadas junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) novas condições de financiamento a projetos em Mato Grosso do Sul e do Paraná. Os Governadores também discutiram a revisão e a consolidação do orçamento de despesas administrativas do BRDE do exercício de 2016 e a proposta orçamentária do BRDE para no ano de 2017.
A necessidade de o Governo Federal implantar uma nova ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá (PR) também esteve na pauta. “Precisamos levar a produção do Centro-Oeste e do Paraná para o nosso Porto”, disse Beto Richa, que lembrou que o Porto de Parnaguá foi reconhecido como o mais eficiente do Brasil.
O Governador do Paraná também lembrou que o porto foi reconhecido nacionalmente por conta dos investimentos bilionários públicos e privados e que estes investimentos garantiram a eficiência desejada. “Há quatro anos não temos filas quilométricas de caminhões para o desembarque. Diminuímos, também, a fila de espera de navios e modernizamos os equipamentos, os chamados shiploaders (carregadores de navio), que eram da década de 70”, comentou.
O encontro no Paraná contou com a participação dos secretários de Estado de Mato Grosso do Sul: Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Fernando Mendes Lamas (Produção e Agricultura Familiar), Eduardo Riedel (Governo), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), Celso Ramos Régis e o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Júnior Mochi.
Com informações da Agência de Noticias do Estado do Paraná
foto : Chico Ribeiro