Campo Grande (MS) – O uso de tecnologias para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul foi defendido pelo governador Reinaldo Azambuja durante o lançamento da Tecnofam 2018 – feira de exposições voltada ao segmento. Para Reinaldo Azambuja, é preciso organizar a cadeia produtiva do pequeno produtor para dar mais competitividade. “Temos trabalhado para fortalecer as estruturas da agricultura familiar, para o pequeno agricultor ter acesso as tecnologias, ao aumento de produção, ao mercado e à garantia de renda”, afirmou o governador nesta terça-feira (13.3).
Mato Grosso do Sul possui cerca de 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores no Estado são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%). Em todo o País são aproximadamente 4,4 milhões de famílias produtoras. “Hoje, a agricultura familiar coloca na mesa do brasileiro 70% dos produtos da cesta básica. Então, os governos têm que dar mais condições para a atividade. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, entregamos mais de dois mil equipamentos que compõem patrulhas mecanizadas para o campo, em parceria com a bancada federal”, lembrou Reinaldo Azambuja.
De acordo com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo Federal, a agricultura familiar é caracterizada quando a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, que é tanto seu local de trabalho, quanto sua moradia.
Tecnofam 2018
No período de 17 a 19 de abril de 2018, das 7h30 às 16h30, acontece na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a Tecnofam 2018 – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar. Considerado o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado para a agricultura familiar, a Tecnofam 2018 está em sua 3ª edição e deve reunir agricultores familiares, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.
Participaram do lançamento da feira os secretários estaduais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e de Infraestrutura, Marcelo Miglioli; o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira; os deputados estaduais Enelvo Felini, João Grandão, Renato Câmara e Herculano Borges; e lideranças ligadas ao setor.
Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Chico Ribeiro (Subccom) e Néia Maceno (Agraer)