Maracaju (MS) – Com estande de produtos da agroindústria familiar e amostra de serviços da agricultura, meio ambiente e empreendedorismo, o governo do Estado tem participação dentro da 23ª edição do Showtec, no município de Maracaju. O espaço contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, que mesmo estando de férias fez questão de participar do lançamento da feira, na quarta-feira (17), e ainda prestigiar servidores das autarquias do executivo estadual e pequenos produtores rurais, expositores, percorrendo as instalações do local.
O espaço de 100 m² é coordenado pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) durante os três dias de evento, de 17 a 19 de janeiro.
“O Showtec é marcado pelo agronegócio, mas, também há espaço para o pequeno produtor participar e a proposta da Agraer é esta. O estande marca a presença do governo do Estado, apresenta os diversos serviços do executivo estadual dentro da área produtiva e ambiental, além de aproximar a população urbana da rural através dos balcões de comercialização de produtos da agricultura familiar”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
Com dez balcões dentro do local é possível ver e comprar erva-mate farinha, artigos de madeira, pimenta, pamonha doce de leite e de compota, bolacha, biscoitos, mel, colorau e fubá. “Também é possível buscar orientações sobre o CAR através do balcão do Imasul, se informar sobre as ações ligadas aos FCO – Fundo Constitucional do Oeste, Agência Estadual de Metrologia (AEM) e a Iagro (Agência Inspeção Animal e Vegetal).
Nesta edição, o Showtec 2018 contará com a certificação de compensação de carbono através do plantio de árvores nativas, conforme informações da Fundação MS. Na prática, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores nativas na Serra da Bodoquena.
Também esteve no estande o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e o superintendente da Semagro, Rogério Beretta.
Programação
Em paralelo as atividades do primeiro dia do Showtec, também, foi realizado o lançamento do 55º Congresso Brasileiro de Olericulltura, Encontro Latino-Americano, com a presença do governador Renaldo Azambuja, o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, e o secretário da Semagro, Jaime Verruck, além de outras autoridades da comitiva estadual.
O evento que já tem data e local certo para acontecer, 6 a 10 de agosto, em Bonito, promete movimentar a agricultura familiar sul-mato-grossense com propostas de sustentabilidade e alternativas inovadoras na produção e comercialização.
“A grande discussão desse congresso é mostrar como a gente pode ofertar esses produtos, pois o grande desafio de hoje não é a produção em si, mas a continuidade disso, ou seja, não se pode ofertar tomate só no sábado, tem que ter todo dia”, elucida o secretário Jaime Verruck.
“A nossa proposta é promover o debate sobre a produção de sustentabilidade e qualidade, saindo da produção que está diretamente ligada aos maquinários e colheita até o alimento chegue na mesa do consumidor”, justificou presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Tiyoko Nair Hojo Rebouças.
Uma das atividades já prevista dentro do evento é o treinamento de merendeiras escolares. “Haverá um curso para aproveitamento das partes de hortaliças que geralmente são descartadas. É uma forma de agregar valor ao produto e, principalmente, as refeições de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Tiyoko.
Na sexta-feira (19), uma reunião será promovida no prédio da Agraer e Semagro para definir cursos, palestras e outras ações vinculados ao governo do Estado dentro do Congresso.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer