Campo Grande (MS) – Com foco na agricultura familiar, a cidade de Glória de Dourados, sediará de 29 de abril a 1º de maio, a 10ª edição da Feira de Sementes Crioulas. O objetivo do evento é promover o resgate da tradição camponesa de conservar e reproduzir sementes crioulas.
Na última sexta-feira (4), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, esteve no município para participar de uma reunião sobre a montagem da exposição. O encontro foi realizado nas dependências do Parque de Exposição Manoel Alves de Azevedo, local que sediará o evento.
Na reunião, foram pautadas questões como apresentação dos eixos temáticos para oficinas e seminários; Planejamento de toda a feira; Cronograma do Torneio Leiteiro e Organograma do evento e discussão das metas atingidas.
Criada em 2005, a feira tem caráter itinerante e, anualmente, percorre uma região do Estado. Em Glória de Dourados, a expectativa é atrair um público com a média de 20 mil pessoas.
A programação do evento incluirá amostra de equipamentos, sementes – alimentos, seminários, artesanato, produtos agrícolas e shows. “Será um evento que propiciará a troca de conhecimento entre o homem do campo e os profissionais voltados para a agricultura familiar”, disse o diretor da Agraer, Enelvo Felini.
O evento é uma promoção da Federação da Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul (FAF) em parceria com o executivo Estadual por meio da Agraer e da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Embrapa Agropecuária Oeste e Prefeitura de Glória de Dourados. Em 2014, a Feira foi realizada na cidade de Caarapó e reuniu cerca de 15 mil pessoas.
Agenda
Ainda em Glória de Dourados, Felini visitou as instalações da Cresol MS – um sistema de Cooperativas de Crédito Rural à pedido do diretor-presidente da Instituição, Olácio Komori. Também participou da reunião o superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Edwin Bauer.
A reunião teve o propósito de discutir a importância de ter uma cooperativa de credito voltada a agricultura famliiar.
A Cresol é uma instituição financeira que surgiu para oferecer produtos diferenciados, desenvolvimento e inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa
Além do município sede, a Cresol MS tem abrangência nas cidades de Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer