Gabinete Itinerante, palestras e cursos marcaram a participação do Governo de MS na Expogrande 2016

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 18, 2016 as 15:27 | Voltar

Palestra sobre horticultura teve grande procura e Governo trabalha num programa Estadual para incentivar ainda mais a atividade

Campo Grande (MS) – A participação da equipe do Governo de Mato Grosso do Sul na Expogrande 2016, considerada pelos servidores como sendo de extrema importância para interação da equipe, também serviu para colocar a disposição da população os programas e divulgar as atividades desenvolvidas por cada Secretaria e autarquias. Diversos secretários, bem como o próprio governador Reinaldo Azambuja cumpriram agendas no stand do Governo dentro da feira, além de oferecer cursos e palestras.

A Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Mendes Lamas, ocupou o gabinete na sexta-feira (15). No local, houve ainda a disponibilização de informações através de cursos realizados nas mais diversas áreas de atuação e que alcançaram cerca de mil participantes ao final dos 10 dias de Expogrande. A Sepaf mantém a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) como vinculadas.

Palestras

A Iagro disponibilizou seus profissionais para falar sobre temas como a ‘Sanidade Apícola’, ‘Manejo de embalagens de agrotóxicos’, ‘Raiva dos herbívoros’, e ‘Sanidade, brucelose e tuberculose’, em palestras que se alternaram com as proferidas pela equipe da Agraer, as quais abordaram temas como ‘A presença da floresta em sistemas de Integração para pequenos produtores’ e ‘Agroindústrias e a legalização para agricultores familiares’.

O II Circuito Tecnológico ‘Leite em foco’ evento onde o Governo do Estado teve como parceiros o Senar, Sebrae, Real H e Núcleo Girolando, abordou o ‘tratamento de madeira para pequena propriedade rural, com palestra de José Carlos Gasperoni, a ‘Sucessão Familiar’ com Rui Gessi, A ‘Gestão na atividade leiteira’ com o Zootecnista Deilton Medeiros, a ‘Nutrição funcional como diferencial na atividade leiteira’ pelo Zootecnista Leonardo Ferreira Teodoro, a ‘Inovação manejo alimentar para gado leiteiro’ com o médico veterinário Armando Pereira e o melhoramento genético em raças leiteiras, sob o comando do gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa.

altair horticultura
Palestrante convidado da Agraer, Engenheiro Agrônomo Altair Luiz da Silva/ Foto: Divulgação

A apresentação de um ‘panorama da Horticultura no Estado’ com foco principalmente sua na importância econômica feita pelo Engenheiro Agrônomo Altair Luiz da Silva, a convite da Agraer, tratou dos desafios e oportunidades para a atividade. Para Altair, que trabalha com um programa estadual de horticultura na Secretaria, foi de grande importância ter o espaço dentro da feira para abordar sobre a situação da atividade no Brasil e detalhar o trabalho que vem realizando no Estado.

Altair falou ainda sobre o PROHORT, um Programa de Modernização do Mercado de Hortigranjeiros, comentou a origem dos produtos comercializados no CEASA/MS, as tecnologias de produção e os desafios a serem enfrentados pelo Governo e pelos horticultores para alavancar a atividade em Mato Grosso do Sul.

Segundo Altair, na oportunidade foi possível verificar a importância de que outros encontros como esse possam acontecer e que a população valoriza e tem interesse em se aperfeiçoar, não só no setor de horticultura como em outros, nos quais as tecnologias e as técnicas vem se aprimorando com uma velocidade cada vez maior.

“Os produtores aprimoram seus conhecimentos, nós nos atualizamos quanto a demanda deles e o Estado como um todo ganha ao incentivar a ampliação da produção e consequentemente a ampliação da renda de quem trabalha na atividade”, finalizou.

Texto: Kelly Ventorim, assessora de imprensa da Sepaf e Iagro.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.