Agricultores familiares se reuniram em Nioaque, na última sexta-feira (7), para a Conferência Regional da Agricultura Familiar. O objetivo do evento é ouvir os pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul e encaminhar as principais demandas ao Poder Executivo.
Os eventos são organizados pela Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
A Conferência contou com a participação de aproximadamente 160 pessoas e foram contemplados os municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito e Nioaque.
Durante o encontro, o prefeito Valdir Júnior destacou a importância de uma parceria efetiva entre a gestão municipal e os agricultores familiares, enfatizando a necessidade de políticas públicas adequadas, acesso a crédito, assistência técnica e capacitação. Além disso, ressaltou a relevância da produção sustentável, incentivando práticas agrícolas ambientalmente responsáveis e o uso consciente dos recursos naturais.
A conferência se mostrou uma oportunidade valiosa para ouvirem de perto os desafios enfrentados pelos agricultores familiares. Com uma visão voltada para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor agrícola, Valdir Júnior buscou identificar soluções conjuntas para impulsionar a agricultura familiar e promover a prosperidade na região.
Estavam presentes, o secretário adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Júnior; o secretário-executivo da SEAF, Humberto de Mello; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; a coordenadora-geral do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Marina Ricardo Viana; o superintendente estadual do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), Paulo Roberto da Silva; o deputado estadual Zeca do PT; o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior; o vice-prefeito Danilo Bortoloni Catti; o secretário de Desenvolvimento de Nioaque, Luis Fina de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Nioaque, vereador Silas Nunes Ferreira; Sandro Omar, representando o deputado federal Vander Loubet; o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites e Elaine Becker, representando a deputada estadual Gleice Jane.
A próxima conferência será em Três Lagoas, no dia 14 de julho, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde participarão os municípios de Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Inocência, Paranaíba, Cassilândia e Três Lagoas.
Texto: Ricardo Campos Jr., Agraer
Fotos: Néia Maceno, Agraer