Figueirão, Rio Brilhante e Juti estão entre as cidades que receberam patrulhas mecanizadas

Categoria: Mecanização | Publicado: quarta-feira, julho 4, 2018 as 11:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – De norte a sul do Estado à agricultura familiar vem sendo beneficiada com novos maquinários agrícolas. Só no dia 29 de junho foram entregues três patrulhas mecanizadas para as cidades de Figueirão, Rio Brilhante e Juti. A ação equivale a um investimento de R$ 376.711,00 em equipamentos agrícolas.

No caso de Figueirão, por exemplo, a patrulha mecanizada de R$ 120.494,00 é composta por um trator, uma calcareadeira, uma grade niveladora, uma grade niveladora e uma pá carregadeira traseira. A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Município de Figueirão e Governo de Mato Grosso do Sul.

“Para o município esta parceria firmada com o governo do Estado tem grande importância, principalmente porque a agricultura familiar possui um papel fundamental na produção de alimentos e impacto positivo na economia local”, enfatizou o prefeito de Figueirão Rogério Rosalin.

Já o trator, a grade aradora, a grade niveladora, a calcareadeira, e a carreta agrícola foram repassadas ao assentamento Silvio Rodrigues algo de fundamental relevância para as atividades de leite e hortifrúti das 120 famílias que residem ali.

A comunidade é oriunda da reforma agrária atendidas pelo Incra e o repasse é fruto do trabalho coletivo entre Executivo Estadual e bancada parlamentar. Todo o montante de R$ 125.994,00 foi angariando mediante emenda dos deputados federais Zeca do PT e Wander Loubet com contrapartida aprovada pelo governador Reinaldo Azambuja.

Por fim, Juti foi beneficiada com uma patrulha mecanizada de R$ 130.223,00 através de emenda do ex-senador Ruben Figueiró com o deputado federal Reinaldo Azambuja, hoje, chefe do Executivo Estadual.

A prefeita Elizângela dos Santos enfatizou que a patrulha é uma antiga solicitação dos  agricultores familiares de Juti e região. “Os equipamentos com certeza irão somar no trabalho desses produtores considerando a importância de todo o maquinário para as quase 80 famílias do assentamento Santa Clara II. Isso sem mencionar os demais pequenos produtores que também farão uso”, declarou.

Atualmente, o governo do Estado vem promovendo uma ação de mecanização das pequenas propriedades agrícolas através do repasse de patrulhas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Calcula-se que entre o que foi entregue nos últimos três anos até agora já são mais 1.044 equipamentos  a serviço da agricultura familiar. Só no último dia 11 de junho o governador Reinaldo Azambuja fez o repasse de 567 equipamentos que juntos corresponde a um investimento de R$ 12.373.344,00.