A feira-livre da agricultura familiar foi reativada nas dependências do parque Nelson Tereré, em Nova Alvorada do Sul, o Prefeito José Paulo Paleari, a Secretária de Meio Ambiente Elisméia, vereadores da cidade e o Coordenador do escritório local da Agraer João Marcelo estiveram presentes.
Homenagem
A feira livre denominada “Antenor Ferreira Maciel”, em homenagem ao grande incentivador e ex-Presidente da Associação, desse espaço de comercialização dos agricultores dos assentamentos do município. A filha Adriana Ferreira do Sr. Antenor esteve presente na inauguração representando a família.
Espaço de Comercialização
Esse ponto de comercialização para a agricultura familiar é muito importante, pois além de comercializar sua própria produção, o feirante oriundo dos assentamentos e núcleos rurais poderão levar produtos de seus vizinhos e parceiros. Esses produtos geralmente chegam a um preço mais em conta para a população, pois vêm direto do produtor, além de serem mais frescos e com menos horas em cima de caminhões, ou seja, de melhor qualidade.
O espaço é fechado, com área para estacionamento próximo, bem localizada e conta com cerca de 20 barracas diversificadas, com produtos dos assentamentos (Bebedouro, Três Corações, Sucesso e Santa Luzia) e produtores tradicionais.
Com essa iniciativa a Prefeitura Municipal contribui para diminuir um problema do pequeno produtor, isto é, a comercialização de sua produção, especialmente quando dispõem de quantidades pequenos do produto. Aqueles que chegarem a uma escala maior de produção poderão utilizar o espaço no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – Cecaf/Agraer, disponível para agricultores familiares, localizado na Ceasa, em Campo Grande.
A Secretária Elisméia informa que está em estudo a criação de uma feira no núcleo urbano do Assentamento Pana, que também beneficiaria o PAN.
“A parceria entre a Secretaria Municipal e a Agraer só traz benefícios aos agricultores familiares locais e à população, que terá acesso a produtos de qualidade e com preços competitivos, porque vêm direto do produtor”, comenta o diretor-presidente da Agraer André Nogueira.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva