A Prefeitura de Naviraí inaugurou no último domingo, 12 de fevereiro, a Feira do Galo - espaço que vai resgatar a tradição das feiras de rua em Naviraí e beneficiar agricultores familiares, bem como toda a população do município, a partir da venda de hortifrutis, produtos caseiros e artesanatos.
O Secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso do Sul da Semadesc, Humberto de Mello, esteve presente no lançamento da feira ressaltando a importância do espaço. “A feira irá beneficiar os agricultores familiares e facilitar a aquisição de produtos de qualidade para toda a população naviraiense”.
O Governo do Estado, através da Agraer, apoia a produção com a assistência técnica e extensão rural, disponibilizando parcerias e apoio às ações de comercialização dos produtos, através do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e comércio convencional.
Uma das agricultoras familiares presentes na inauguração foi a presidente da Associação das Mulheres do Assentamento Juncal (Amaju) - Maria Aparecida Pereira da Silva. A associação é acompanhada pela Agraer desde o nascimento, em 2007. Em busca de renda extra, inicialmente sete mulheres se uniram para produzir e vender doces na região. Com o acompanhamento técnico, o sonho cresceu e agora são 19 integrantes no grupo.
Além dos doces, que são a marca registrada da Amaju, elas passaram a produzir artesanatos e panificados. Os produtos alimentícios possuem comercialização garantida para a merenda escolar do município, além de instituições públicas. Frequentemente, as associadas expõem seus trabalhos em feiras por todo o Estado, ampliando as vendas e a visibilidade do grupo.
Texto e vídeo: Fládima Christofari, Agraer
Fotos: Roni Silva e Júnior Lopes/ Assessoria (Naviraí
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva