Para fomentar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas, extensionistas do escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) fizeram uma palestra aos moradores dos assentamentos Nova Aliança e Santo Antônio, ambos localizados na comunidade Marabá, no município de Coxim.
O engenheiro agrônomo Carlos Sanches apresentou as alternativas de produção para o atendimento das demandas primárias do processo produtivo e explicou o processo para emissão do CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), como documentação necessária e como fazer a renovação.
Além disso, incentivou os pequenos produtores a acessarem os benefícios do Pro Fertiliza MS, que concede frete grátis de calcário exclusivamente para a agricultura familiar.
Em Coxim, foram disponibilizadas pelo Governo do Estado sete viagens para transportar o insumo. Já foram realizadas sete e ainda há quatro disponíveis, o que equivale a aproximadamente 188 toneladas de calcário.
Basta os produtores procurarem o escritório local da Agraer para saberem se atendem aos requisitos. Os extensionistas cuidam do restante, desde a organização dos grupos até o encaminhamento dos pedidos. Lembrando que a compra do fertilizante é de responsabilidade dos interessados.
Sanches destacou as propriedades do calcário e dos benefícios que ele proporciona. Esclareceu ainda sobre a correta retirada de amostras para análise de solo, encaminhadas pelo escritório de Coxim. Além disso, incentivou a formação de novos grupos de interesse para elevar a participação e bater a meta local.
Os agricultores familiares também apresentaram as dúvidas sobre o novo Plano Safra e foram orientados, em caso de inadimplências anteriores, sobre a importância de procurar a Agraer para regularizar os débitos junto aos agentes financeiros.
Texto: Ricardo Campos Jr. com informações Carlos Sanches do escritório da Agraer em Coxim
Fotos: Carlos Sanches do escritório da Agraer em Coxim