Engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, médicos-veterinários e zootecnistas que trabalham com assistência técnica e extensão rural em 24 escritórios da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Mato Grosso do Sul deram início nesta segunda-feira, 19 de junho, à Capacitação em Nutrição Básica de Bovinos de Corte ministrada na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande – MS.
A capacitação é realizada por meio do Convênio 836.785/2016 firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agraer e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de prestar assistência técnica a médios produtores rurais e promover a difusão de novas tecnologias para o campo. “Esse convênio visa facilitar o trabalho de pequenos e médios produtores que não se enquadram na categoria de agricultores familiares. Muitos deles possuem dificuldades financeiras, áreas degradadas, não possuem condições de contratar um trabalho de assistência técnica e esse convênio permite atender esse público, que é fundamental para a produtividade do estado”, ressaltou o diretor-executivo da Agraer, André Nogueira Borges, na abertura do curso.
Em cinco dias de evento, de 19 a 23 de junho, os servidores aprendem sobre alimentação, suplementação, formas de confinamento do gado, práticas de fabricação de ração animal, entre outros temas relacionados à nutrição dos bovinos. “Pela proximidade com o período da seca, esse é um tema muito oportuno para debater com os extensionistas, que são os profissionais envolvidos diretamente com o trabalho do produtor rural”, destacou o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio Fialho.
A capacitação é conduzida pelos pesquisadores Diego Barcelos Galvani (Embrapa Caprinos e Ovinos), Rodrigo da Costa Gomes (Embrapa Gado de Corte), Denise Montagner (Embrapa Gado de Corte), Ériklis Nogueira (Embrapa Pantanal), Luis Orcírio Fialho (Embrapa Gado de Corte) e Vitor Corrêa de Oliveira (Agraer) com carga horária de 36 horas.
Gestor de transferência de tecnologia da Empresa, Marcelo Pereira, lembra que não apenas a transferência de novas tecnologias, mas a reciclagem e a revisão de conhecimentos já consolidados, são os resultados desses encontros técnicos entre os profissionais da pesquisa pública e da ATER.
Parceria
Em 2017, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Agraer assinaram um acordo de cooperação técnica para ampliar a interação em MS, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, fortalecendo a transferência de tecnologias. O contrato veio após a conclusão de um acordo da Agraer junto ao Mapa, prevendo o atendimento a produtores de médio porte de pecuária de corte e leiteira. Essa é a terceira capacitação, as duas primeiras foram com a temática forragicultura.
Texto: Assessoria de Imprensa Agraer e Embrapa Gado de Corte
Fotos: Fládima Christofari, Agraer