“Como incentivar a permanência do jovem no campo? Técnicos da Agraer mandando um papo reto” – esse foi o tema da palestra ministrada pela assistente social Derly Castello Branco e pelo médico veterinário Lucas Gabriel Monteiro Araújo, do escritório da Agraer em Bataguassu, aos estudantes do ensino fundamental e médio da Escola de Campo Maria da Conceição.
De acordo com a coordenadora da ação, a gestora sócio-organizacional rural Derly Maria, a iniciativa envolveu jovens moradores dos assentamentos Aldeia, Santa Clara e comunidades rurais adjacentes. “Nós orientamos esses jovens sobre as possibilidades de qualificação profissional e os incentivamos a ficarem no campo, sobretudo, investindo em programas de gestão de pequenas propriedades rurais”, destacou.
Os extensionistas orientaram os alunos sobre os tipos de documentação pessoal e da propriedade rural necessários para conduzir a propriedade rural, as possibilidades de profissões ligadas ao Agronegócio e à Agricultura Familiar, as exigências na produção de alimentos mais saudáveis, a importância e a necessidade do aumento da produção de alimentos para atender às demandas mundiais, entre outros assuntos.
Segundo Derly, essa palestra foi o primeiro passo para execução de um projeto voltado ao preparo dos jovens para sucessão familiar em pequenas propriedades rurais no município.
Fládima Christofari - Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Bataguassu
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva