A zootecnista da Agraer, Jovelina Maria de Oliveira, ministrou o curso de meliponicultura para moradores do Assentamento Santa Maria, quilombolas e alunos do curso técnico em agropecuária da Escola Estadual Profª Cleuza Teodoro, em Pedro Gomes.
A abertura do curso contou com a presença do coordenador regional da Agraer, Ivan Macena, e da coordenadora municipal em Pedro Gomes, Beatriz Aparecida Chiavoloni.
Na capacitação, Jovelina Maria apresentou as possibilidades de renda com as abelhas sem ferrão como a extração do mel, pólen, própolis, cera, produção de peças de artesanato, produtos de beleza, entre outras.
Os participantes também aprenderam a confeccionar iscas para captura de abelhas, com garrafas pet e caixas de papelão.
“Cada um confeccionou sua própria isca e já estão capturando as abelhas. Eles gostaram muito.Temos produtor que já vende mel de abelha com ferrão e agora quer criar a abelha sem ferrão também. Então, vamos organizar mais uma etapa do curso”, afirmou a coordenadora municipal em Pedro Gomes, Beatriz Aparecida Chiavoloni.
Texto: Adriana Queiroz/Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Pedro Gomes