Extensão rural garantiu aposentadoria a 14 agricultores familiares de Nova Alvorada do Sul

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 31, 2023 as 08:58 | Voltar

Um dos benefícios da extensão rural é o atendimento integral ao agricultor familiar, não apenas restrito à assistência técnica no campo. Em Nova Alvorada do Sul, 14 assistidos pelo escritório local da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) conseguiram a tão sonhada aposentadoria graças ao trabalho dos servidores.

“Claro que o nosso trabalho vai muito além. Os assentados têm acesso a todos os demais benefícios previdenciários, como salário maternidade, pensão por morte e auxílio doença. Realizamos ações, como oficinas e reuniões, para explicar quais os direitos e os deveres para acessá-los”, explica a assistente social Cinthya Ferreira dos Santos Lage.

Segundo ela, houve casos em que os primeiros pagamentos saíram com pouco mais de dois meses após a solicitação, embora o normal seja demorarem mais em razão dos prazos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Nós técnicos temos orientado os produtores a serem os mais organizados possíveis com seus deveres para terem acesso aos direitos com mais facilidade”.

A extensionista explica que, em conformidade com a lei, agricultores têm direito a se aposentarem com 60 anos (homens) e 55 (mulheres). O requerimento pode ser realizado imediatamente ao completar a idade. “Ou seja, se o aniversário é hoje, ele pode pedir amanhã, por exemplo”, explica a assistente social.

Segundo ela, a concessão do benefício mais cedo que a maioria dos trabalhadores brasileiros de outros setores se dá pelas características do trabalho no campo.

“A aposentadoria traz dignidade ao trabalhador rural em sua melhor idade e serve como incentivo para assegurar sua permanência no campo. O trabalho dos produtores é exposto a céu aberto, sob condições climáticas intensas, como sol. Por isso, a limitação física vem muito mais cedo do que alguém que trabalhe na cidade”, completa Cinthya.

Agricultores familiares que precisarem acessar benefícios previdenciários podem procurar os escritórios da Agraer em todos os municípios.

 

Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer

Fotos: Escritório da Agraer em Nova Alvorada do Sul

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.