Campo Grande (MS) – As audiências realizadas durante a tarde desta quinta-feira (11), no estande do governo do Estado instalado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, foram de propostas e medidas para desenvolver a Agricultura Familiar. Lideranças políticas e representantes dos pequenos produtores rurais trouxeram uma pauta bastante ampla de reivindicações ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, e aos presidentes dos órgãos vinculados presentes nas reuniões.
O estande do governo esteve à disposição da Semagro nesta quinta-feira para reuniões de trabalho e despachos. A primeira reunião da tarde foi com o secretário Herbert Assunção, titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) de Campo Grande. Ele e sua equipe foram recebidos pelo superintendente de Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, e pelos presidentes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta; da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Nogueira e o coordenador de Pecuária da Semagro, Marivaldo Miranda. Na pauta, propostas de parcerias na área de defesa sanitária.
Beretta e os presidentes da Agraer e Iagro também receberam uma comissão da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que busca parceria no apoio a projeto de implantação de hortas periurbanas em comunidades indígenas.
Mundo Novo
A última reunião, que teve a participação do secretário Jaime Verruck, foi com a vereadora Nilva Ramos, de Mundo Novo. Ela trouxe uma lista de reivindicações para atender comunidades rurais, como o assentamento Pedro Ramalho, onde vivem cerca de 80 famílias e produzem mandioca, verduras e começam a desenvolver um projeto de piscicultura. O secretário informou que, até junho, deve enviar dois equipamentos agrícolas para aquela comunidade e que para este ano, a bancada federal de Mato Grosso do Sul destinou emenda de R$ 28 milhões para compra de mais máquinas e implementos agrícolas.
“A prioridade será completar as patrulhas mecanizadas entregues ano passado. Mas com certeza será possível ampliar o número de famílias atendidas e melhorar bem esse atendimento”, disse Jaime. Em 2018, o governo do Estado repassou 90 patrulhas mecanizadas para comunidades rurais de 22 municípios.
A vereadora foi informada, ainda, que Mundo Novo terá nas próximas semanas uma Central de Comercialização da Agricultura Familiar com capacidade para 45 produtores. Nesta sexta-feira (12) o governo do Estado faz a entrega da primeira central, em Sonora. “Eu saio muito feliz com essa notícia. Fui muito bem recebida, o secretário me garantiu que vai encaminhar nossos pedidos, isso é uma notícia excelente para nossa cidade”, disse.
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva