Aconteceu o encerramento da segunda etapa do Projeto "Mãos que fazem acontecer". As oficinas de artesanato com materiais recicláveis foram realizadas no Assentamento Bela Manhã, uma parceria da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Prefeitura Municipal de Taquarussu, através da SEMAP e a Agência do Sicredi.
O curso foi ministrado pela Gestora Sócio Organizacional Rural Mayara Firmino Bardelli funcionária do escritório Regional da Agraer de Nova Andradina.
Durante as oficinas as alunas aprenderam técnicas de papietagem, decoupage, pintura, mosaico com casca de ovo, reutilização de filtro de café usados, jornais e revistas. Bem como a reciclagem de garrafas, vidros, barricas de massa corrida, entre outros materiais.
As oficinas de artesanato sustentável visam unir o artesanato e a sustentabilidade ambiental, utilizando a reciclagem na produção de objetos artesanais, além de trabalhar aspectos, sociais, artístico, terapêutico, cultural e psicológico.
O projeto também teve apoio do Banco Sicredi, buscando cada vez mais reforçar o bem-estar da comunidade e o princípio do cooperativismo. Importante informar que em breve será inaugurada uma Agência do Sicredi no município de Taquarussu.
Na ocasião as alunas solicitam ao Prefeito Clóvis a continuidade do projeto, tendo em vista a grande repercussão positiva para as mulheres do assentamento. Foram confeccionadas garrafas natalinas para presentear as autoridades presentes.
Estiveram presentes no evento: o Prefeito de Taquarussu Clóvis José do Nascimento, o Vice-Prefeito Edson de Souza, o Secretário da SEMAP Genivaldo Medeiros, Secretaria de Assistência Social Ana Maria Dias, a Vereadora Benedita Pereira, o coordenador do escritório de Agraer Jhonny Weber e a coordenadora do CRAS Vilma Pereira.
Texto e fotos: Escritório da Agraer de Taquarussu
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva