Os estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária da Escola Estadual São Gabriel, antigo colégio agrícola, participaram, no dia 12 de abril, do Dia de Campo sobre pecuária leiteira e forragicultura promovido em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), na Fazenda Roselândia, em São Gabriel do Oeste.
Durante a programação da manhã, o veterinário e proprietário da fazenda Flávio Henrique Guimarães abordou sobre a operacionalização da sala de ordenha, incluindo os manejos de descorna em bezerras, de ordenha, de pré dipping e pós dipping e a identificação individual com brincos.
“A ação de descorna evita que os animais provoquem machucados e feridas entre eles. Não apenas em conflitos, mas também em momentos de transporte e manejo, quando são colocados muito próximos. Outra vantagem é que otimiza o espaço no cocho”, explicou Flávio.
Já na parte da tarde, o coordenador regional da Agraer, o engenheiro agrônomo Ivan Macena falou sobre os sistemas de pastejo rotacionado irrigado de capim Jiggs e o sequeiro de capim Mombaça.
O Dia de Campo foi considerado, pelos estudantes, como uma oportunidade única de aprendizagem e para a troca de experiências com os profissionais da Agraer. A visita aconteceu acompanhada dos professores a zootecnista Kátia Cristina Gavilak da Costa e o engenheiro agrônomo Sandro Francisco Duarte da Silva, além do técnico em agropecuária da Agraer, Ramão Braga Ximenes.
A Fazenda Roselândia é uma propriedade que desenvolve atividade leiteira, atendida pela Agraer, por meio de convênio celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação da Agraer, com informações da professora Kátia Cristina Gavilak da Costa
Fotos: Escritório da Agraer de São Gabriel do Oeste
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva