Estudantes de Engenharia Ambiental da UFMS visitam Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 18, 2017 as 14:13 | Voltar

Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (14), o campo experimental do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) recebeu a visita de 25 acadêmicos de Engenharia Ambiental da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“A visita é para auxiliar as atividades da disciplina ‘Recuperação de Áreas Degradadas’, do curso de Engenharia Ambiental. As atividades a serem desenvolvidas são relacionadas às práticas conservacionistas, tais como consórcio, plantio direto, cobertura do solo, entre outras, adotadas em recuperação de áreas degradadas”, informou a professora mestre em Tecnologias Ambientais, da UFMS, Cláudia Bacchi.

Durante todo o tempo que ficaram no Cepaer os alunos foram acompanhados pelos pesquisadores Ana Cristina Ajalla e Edimilson Volpe que mostram os trabalhos que vem sendo desenvolvidos dentro do sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Um dos trabalhos apresentados consiste no cultivo consorciado com culturas agrícolas em quatro espaçamentos. Já o outro é voltado ao estudo de desenvolvimento e produtividade da guavira, e, por fim, o uso de leguminosas para adubação verde.

Apesar do nome, as leguminosas são na verdade grãos produzidos em vagens. As mais conhecidas são os diferentes tipos de feijões, a soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim, tremoço e ervilha.

Após percorrem a área da Cepaer destinada à pesquisa, os alunos encerram a aula a céu aberto com um delicioso suco de guavira, frutas que são produzidas dentro do próprio Centro de Pesquisa da Agraer.