Campo Grande (MS) – Na 18ª Expo Sidrolândia, estande reproduz boas práticas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e mostra aos visitantes um pouco das riquezas dos produtos confeccionados pelas famílias agrícolas do Mato Grosso do Sul.
No espaço é possível conferir aquários com diversas espécies de peixes, doces de leite, cristalizados e de mocotó, rapaduras, banana chips, pimentas em conserva, artesanatos e rosas do deserto. Além de uma barraca montada para distribuição de mudas de eucalipto, erva-mate, abacateiro e diversas espécies de hortaliças (alface roxa, tomate japonês, couve, etc).
Ainda é possível ter acesso, no estante, a maquete da Horta Bios (Sistema Biológico, Orgânico e Sustentável), um modelo evoluído do Sistema Mandala, que visa promover a produção de alimentos orgânicos, otimização do espaço para cultivo e o uso racional da água.
Trata-se de um sistema diferenciado em relação a configuração tradicional de hortas. No centro da horta Bios é colocado o viveiro das mudas de hortaliças e ao fundo o galinheiro, local de onde o produtor irá retirar o material orgânico, adubo, para o cultivo dos vegetais.
Tal formato da horta permite que o produtor cuide melhor do desenvolvimento das mudas ao mesmo tempo em que trabalha com o manejo das hortaliças. Em contrapartida, terá como alimentação das galinhas as verduras e os legumes descartados ao consumo humano. Uma forma sustentável de utilização dos recursos disponíveis.
Os visitantes também poderão conversar com servidores da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul e Fundtur (Fundação de Estado de Mato Grosso do Sul) e assim conhecer os trabalhos que vem sendo desenvolvidos por cada uma das entidades.
Força da Agricultura Familiar
Presentes nos 79 municípios do Estado através dos escritórios municipais e marcando presença nas exposições agropecuárias de muitas cidades, a Agraer busca através dos estandes e palestras mostrar ao público em geral a importância da vida no campo para o desenvolvimento de toda uma sociedade.
“É a área rural que abastece a cidade de comida saudável, gera emprego, renda e, também, matéria-prima para indústrias. Além de muitas das vezes preservar costumes e tradições locais seja por meio de festas ou feiras”, pontua o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Durante toda a exposição que acontece de 6 a 11 de setembro, no Parque de Exposições “Waldomiro João Comparim”, a Agraer também promoverá cursos sobre pecuária leiteira, piscicultura, administração e planejamento da propriedade rural, inspeção de produtos lácteos, comercialização na Ceasa e cultivo de banana. Capacitações direcionadas aos agricultores familiares de Sidrolândia e cidades vizinhas.