Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (16), foi realizada na Aldeia Tereré, no município de Sidrolândia, a inauguração oficial da Escola Municipal Cacique João Batista Figueiredo, na ocasião, alunos, professores, autoridades e a comunidade em geral lotaram as dependências da escola para prestigiar o evento. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, que na ocasião representou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
O investimento total da obra da escola custou mais de R$ 480 mil reais com recursos próprios da Prefeitura, em 356,56 metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar 360 alunos com tranquilidade e conforto. A euforia da comunidade indígena foi total durante todos os pronunciamentos das autoridades que eram aplaudidas em tom comemorativo, pois esse benefício era esperado há mais de 25 anos.
O vereador Ilson Peres fez uso da palavra representando a Câmara Municipal e destacou a importância das conquistas para a comunidade, “sabemos que para todos aqui esta obra representa muito mais do que possamos imaginar, é algo que vai ficar pra sempre na história desta comunidade, é uma conquista de cada um de vocês e nós ficamos felizes por participar desta vitória da Aldeia Tereré”, destacou Peres.
“Todo o mérito desta conquista é de vocês, que jamais desistiram do sonho de ter esta escola realizada, o Prefeito Ari Basso e toda sua equipe estão de parabéns por ter executado a construção deste colégio para a comunidade”, ressaltou o diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini.
O prefeito Ari Basso foi muito aplaudido antes de sua fala e chegou a se emocionar durante seu pronunciamento, “Hoje alguém falou aqui que eu sou o prefeito que fala pouco, mas trabalha muito, agradeço por isto, seria ruim se fosse o contrário, a minha felicidade é imensa porque sabemos da dificuldade que enfrentamos nesta administração, mas com vontade e determinação a gente conseguiu realizar este antigo sonho da comunidade”, disse Basso.
O cacique da Aldeia Tereré, Jucelino Custódio Mamedes, também ficou muito emocionado em seu pronunciamento e não poupou elogios aos envolvidos na realização da obra da escola, “A gente não queria luxo, não estávamos pedindo nada pro nosso agrado particular, estávamos requerendo uma escola de verdade pra nossa comunidade, queríamos o que a cidade toda tem e nossa comunidade precisava, uma escola com condições o suficiente para os educadores exercerem sua função com dignidade, graças ao prefeito, a sua equipe e aos líderes indígenas da nossa comunidade, este sonho foi realizado, eu agradeço de coração a todos vocês”, Finalizou Jucelino. Na solenidade de inauguração da escola também esteve presente, além de secretários e vereadores, o juiz da Comarca de Sidrolândia, Fernando Freitas da Silva, e o delegado Carlos Eduardo Millan.