Campo Grande (MS) – Atenção agricultores familiares do município de Corumbá e Ponta Porã que têm interesse em comercializar alimentos dentro da merenda escolar na rede estadual de ensino. Até a próxima quarta-feira, 4 de abril, duas escolas permanecem com chamada pública em aberto dentro do Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Em Corumbá, a chamada pública é da escola estadual Carlos de Castro Brasil, situada na Avenida Rio Branco, nº 976, bairro Universitário. Já em Ponta Porã a oportunidade de venda de alimentos da agricultura familiar é dentro da merenda escolar do colégio Mendes Gonçalves que fica na Rua Tiradentes, nº 186.
Consulte agora o edital de Corumbá e de Ponta Porã, respectivamente. Em cada chamada pública há a especificação dos alimentos bem como as exigências de envio das propostas.
Merenda escolar
Este ano o orçamento para as escolas estaduais do Mato Grosso do Sul via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é de R$ 28,7 milhões. Desse total, R$ 8,6 milhões têm como destino a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares.
Vale ressaltar que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está à disposição dos pequenos produtores rurais que necessitam de orientação quanto aos trâmites para inscrição no processo seletivo.
A Agência está presente nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul através dos escritórios municipais de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural.
Pnae – O programa transfere recursos a estados e municípios, ao Distrito Federal e a escolas federais, com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais dos estudantes de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e comunitárias conveniadas.
Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer