Nessa terça-feira (20), uma equipe técnica da Agraer composta pelo Diretor Executivo Fernando Nascimento, o Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento Araquem Midon, o Coordenador de Fruticultura Ubirajara Coelho, o Coordenador Local de Campo Grande André Guidolin, o Coordenador Local de Jaraguari Mamede Joaquim Borges e os Gestores Ezequiel dos Santos, Marcílio dos Santos e José Guilherme Ferreira Paniago estiveram discutindo com os produtores do Assentamento Aspargo, em Jaraguari, para discutir as principais dificuldades dos assentados.
O Assentamento foi criado pelo Governo do Estado em 2004. A área total é de 145 hectares. Possui 16 lotes com cerca de 07 hectares cada de área útil. A Reserva Legal é coletiva com 29 hectares e conta também com 4 hectares de Área de Preservação Permanente – APP.
Dentre as dificuldades levantadas destacam-se: a questão de titulação de seus lotes, o acesso ao crédito rural do Pronaf, obtenção de Inscrição Estadual na Sefaz, a atualização do Proacap, assistência técnica para diferentes atividades desenvolvidas, organização dos produtores, apoio de máquinas e equipamentos para as práticas agrícolas, entre outros.
A equipe se propôs a realizar ações de planejamento com a comunidade para implementação, de forma organizada, de ações que contribuam para a resolução dessas dificuldades apresentadas aos produtores.
A previsão é que a titulação seja resolvida no primeiro semestre de 2021.
“Precisamos estar mais presentes no Assentamento Aspargo, pois temos vários programas e atividades que podem proporcionar alternativas de melhorias em suas produções, assim como, para facilitar a comercialização de seus produtos, principalmente na capital, o maior centro consumidor do Estado”, comentou o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação