Campo Grande (MS) – A PDOA, sistema onde uma propriedade rural é destinada à permanência temporária de ovinos até o transporte para o estabelecimento de abate, reunindo em um mesmo local, animais de vários produtores, completou recentemente dois anos de funcionamento em Campo Grande.
No espaço, cedido gratuitamente por um produtor local que também cria ovinos, os animais são pesados, registrados, marcados por cor e inspecionados por um médico veterinário cadastrado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e então são enviados para o abate. No frigorífico, é realizada outra inspeção e o pagamento é efetuado diretamente ao ovinocultor, sem intermediários.
O sistema inovador, que tem chamado a atenção por sua eficácia, está em estudos para implantação no município de São Gabriel.
No inicio do mês, uma equipe esteve em São Gabriel para visitar o local onde será a PDOA. Na oportunidade o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município, Leo Luis Grison e o Médico Veterinário Lucas Giacon, comentaram a disposição da administração em colocar o mais breve possível a estrutura para funcionar e atender os produtores da região.
Estiveram em São Gabriel, as Fiscais Estaduais Agropecuárias Suzana Cometki Ortega, Coordenadora Estadual do PNSCO e Flavia Santana Moraes, Inspetora Local de São Gabriel do Oeste, o Fiscal Federal Agropecuário Newton César Moreira da Silva, o Médico Veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Horácio Loureiro Tinoco, o Coordenador da Câmara Setorial, Fernando Reis, a Secretária da ASMACO, Ana Cristina Andrade Bezerra, o Administrador da Fazenda Soberana, Custódio Junior, Ivan Macena da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Aristides Colman da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar e o representante do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Vilson Brusamarello.
O programa conta com as parcerias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Associação sul-mato-grossense de Caprinos e Ovinos, Câmara Setorial da Ovinocultura, Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).
Kelly Ventorim – Sepaf