Campo Grande (MS) – A entrega de documento que traz segurança jurídica a assentados, CCU – Contrato de Concessão de Uso, marca ações da agricultura familiar na 50ª Exposição Agropecuária de Aquidauana (ExpoAqui) promovida de 10 a 13 de agosto. O repasse foi promovido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no estande da agricultura familiar do governo do Estado.
Esta já é a terceira edição que a agricultura familiar ganha espaço dentro de umas mais tradicionais exposições agropecuárias do Mato Grosso do Sul. Licores, aguardente, doces e queijos, cultivo de folhosas pela hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo), bovinocultura de leite (pastagem rotacionado e irrigação), agroecologia (produção de alimentos orgânicos), e apicultura com o projeto de mel premiado nacional e internacionalmente, da Alespana, foram às boas práticas expostas no estande.
Segurança Jurídica
A entrega de CCU atendeu 200 famílias agrícolas que há anos aguardavam a expedição do documento, sendo eles de cinco comunidades agrícolas, assentamentos Indaiá I,II, III e IV. “Ainda aproveitamos a agenda para repassarmos 20 DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf. Outro documento de grande importância, pois é ele que permite que os produtores se insiram em políticas públicas como Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e acesso as linhas de crédito do Plano Safra da Agricultura Familiar”, explicou Felini.
Emitido gratuitamente, o CCU é o instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do governo Federal.
O repasse das CCUs contou com a presença da deputada federal Teresa Cristina, do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e do superintende do Incra, Humberto Maciel.
Estande
O estande também contou com espaços institucionais sobre os serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, da Agraer e Senar e da Prefeitura de Aquidauana, além de uma sala de reuniões para as autoridades estaduais e municipais realizarem as reuniões e outras atividades de gerência.
Também houve a promoção de dois cursos profissionalizantes: derivados do leite e alimentação alternativa. O primeiro direcionado aos agricultores familiares do município interessados em aprender técnicas de produção de queijos, iogurtes e outros produtos. Já o segundo teve como foco as merendeiras de escolas públicas.
O estande também recebeu a significativa visita de 150 alunos de escolas públicas de Aquidauana e Anastácio. Crianças e jovens conheceram as técnicas de cultivo de hortaliças e ganharam mudinhas de algumas folhosas, além de conversarem com os técnicos da Agraer sobre o manejo do rebanho para produção de leite.
Um circuito de palestras foi oferecido, no sábado (12), sobre alimentação de vacas leiteiras, reprodução de animais de raças leiteiras e combate ao carrapato). A ação contou com a participação de 40 produtores de leite. Um trabalho da Agraer em parceria com Senar, UEMS e Sindicato Rural.
Além da exposição das duas patrulhas mecanizadas destinadas a agricultura familiar de Aquidauana. Com o valor total de R$ 231.970,00, as patrulhas são frutos de emendas parlamentares sendo uma da deputada Tereza Cristina e a outra do governador Reinaldo Azambuja, então deputado federal, com o ex-senador Ruben Figueiró.
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer