Campo Grande (MS) – O governo do Estado por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) debateu, na terça-feira (10), medidas junto a entidades do governo federal e lideranças da agricultura familiar sul-mato-grossense que possam viabilizar a execução da primeira Exposição da Agricultura Familiar, em Glória de Dourados, e de um seminário sobre implantação de energia solar em pequenas propriedades rurais.
O seminário sobre energia solar fotovoltaicas já tem data marcada, dia 11 de maio, no município de Naviraí. “O primeiro sítio a implantar esse tipo de tecnologia está localizado no município de Ivinhema. Um projeto que contou com o acompanhamento dos técnicos da Agraer do escritório da cidade. Houve um bom trabalho por parte da nossa equipe para mostrar que há uma linha de financiamento chamada Pronaf Eco que viabiliza a adesão sem onerar a renda familiar. Um trabalho excelente que teve boa repercussão e que a intenção, agora, é replicar”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
O objetivo do evento será explicar quais os procedimentos para elaboração do projeto, como funciona o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Eco) e quais as vantagens dessa tecnologia dentro da propriedade. “O agricultor familiar terá oportunidade de conversar com as instituições que estão à frente desse trabalho no Estado seja a Agraer que faz os serviços de atendimento e elaboração de projetos, a Sead, instituição da União que cuida das políticas públicas em âmbito nacional como é o caso do Pronaf, e a Semagro que é a secretaria de Estado a qual a Agraer está vinculada”, disse Nogueira.
Já quanto a Exposição da Agricultura Familiar, no município e Glória de Dourados, a previsão é de que seja realizada de 28 a 30 de junho de 2018. “O evento será promovido no Centro de Capacitação da Agricultura Familiar que está em fase de conclusão das obras. Um momento de inauguração, divulgação e utilização do espaço. Queremos promover oficinas, palestras e um espaço de convivência [praça da alimentação] dentro da exposição de modo que agricultores familiares possam comercializar os seus produtos”, destacou a delegada-adjunta da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento (Sead), Adriana Mansano.
Para o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, a proposta da exposição é válida desde a mesma gere resultados através de proposições para trabalhos futuros. “Que a gente tenha uma comissão para depois dos debates, darmos um encaminhamento para que dali saia uma política pública, um decreto, um retorno palpável para a agricultura familiar ou todo mundo vai embora e as ideias ficam, morrem ali”.
A exposição deve mobilizar cerca de 31 municípios vizinhos à Glória de Dourados. A reunião foi promovida dentro do estande do governo do Estado que faz parte da 80ª edição da Expogrande – Exposição Agropecuária de Campo Grande, realizada de 5 a 15 de abril.
Também participou da reunião o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon, o delegado da Sead, Daniel Mamédio, a coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariadne Monali Garcia, presidente da Fetraf, Paulo César Farias, a agricultora familiar Dilva Ângelo.
Texto: Aline Lira/ Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer