Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Embrapa realiza curso de hortaliças orgânicas em comunidade terapêutica

  • 27 out 2016
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta e Luís Antonio Aoki Inoue participaram de atividades na Fazenda da Esperança, em Rio Brilhante. Ali funciona uma casa de reabilitação que contribui com a recuperação de dependentes químicos. Atualmente, a Fazenda da Esperança conta com uma horta, sendo 50% manejada por sistema convencional e 50% por sistema orgânico, que tem a finalidade de contribuir com segurança alimentar e nutricional, servindo ainda como local para terapia ocupacional e contribuindo com a geração de renda.

Cerca de 15 pessoas, entre acolhidos e voluntários, participaram do Módulo 1, do curso Produção Agroecológica de Hortaliças, com duração de 6 horas.

Ivo conta que foram enfocados alguns aspectos básicos relacionados ao sistema de produção de hortaliças em sistema agroecológicos ou orgânicos. O pesquisador explica que foram apresentadas orientações iniciais relacionadas aos passos da transição agroecológica, período em que ocorre a conversão de produção convencional para orgânica de hortaliças. Temas relacionados ao preparo do solo, escolha das sementes, adubação, tratos culturais, espaçamento, época do plantio e particularidades de algumas espécies foram abordados no curso. Também realizamos uma aula prática de compostagem e de elaboração de caldas bordalesa e sulfocálcica, que servem para o controle alternativo de pragas e doenças”, disse Ivo. O pesquisador Luís Inoue esclareceu dúvidas sobre a implantação da piscicultura.

Luís Felipe Campos, é voluntário e que trabalha há quase dois anos na Fazenda da Esperança, para ele o curso foi muito útil para os acolhidos. “A capacitação trouxe muitas informações relevantes e gerou uma nova motivação para os acolhidos que se dedicam aos cuidados com a horta. Eles já estão colocando em prática o que aprenderam”, salientou. Ele contou que o objetivo é qualificar a produção de hortaliças, além de ampliar a produção.

Ele explicou ainda que os 40 acolhidos produzem compotas, doces e montam cestas com verduras e hortaliças para que seus familiares possam revender e obter recursos que contribuam para apoiar os trabalhos desenvolvidos na comunidade terapêutica.

Saiba mais – A Fazenda da Esperança é o nome dado às comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho se desenvolve em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool. Trata-se de uma comunidade terapêutica, vinculada a Igreja Católica, com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Avaliada como a maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias, atualmente se encontra em 15 países do ocidente ao oriente. Seu trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida. Para obter mais informações, acesse http://www.fazenda.org.br/.

Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste

 

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital