Campo Grande (MS) – O evento gastronômico Cata Guavira, que já chega a sua 5ª edição, consolidando-se no calendário cultural de Bonito, será realizado, no final da semana entre os dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, nas dependências do Sebrae.
A programação oficial terá, no primeiro dia, palestras e discussões, entre elas a valorização do Festival da Guavira – importância do Festival para o município de Bonito e como a sociedade local pode se apropriar do evento, para que este se consolide no calendário da cidade.
Pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a engenheira agrônoma e pesquisadora Ana Cristina Ajalla irá ministrar a palestra “Preservação, conservação e cultivo da Guavira”, com enfoque nos 10 anos de estudos da pesquisadora em torno dessa fruta típica do Cerrado que é, hoje, símbolo de Mato Grosso do Sul.
Mudas, cultivo, espaçamento entre as plantas, pragas e doenças foram alguns apontamentos já evidenciados nos estudos, de Ana Cristina Ajalla, sobre a guavira.
Ainda, no primeiro dia do evento, terá a palestra “Cadeia produtiva da Guavira e mapeamento de guavirais nativos em Jardim/MS”, assunto apresentado pela pesquisadora do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Ivilaine Delguingaro.
Há também as palestras "Processamento da Guavira visando agregação de valor", da pesquisadora Juliana Biazon, da UFMS, e "Tendências e Possibilidades para utilização da Guavira (cosméticos, medicamentos, alimentos, etc), da farmacêutica Fernanda de Oliveira, da Ph Cosmetics
No sábado (1°), na Feira do Produtor, haverá oficinas e lançamento do livro “Guavira, Receitas e Histórias e explicação do processo de produção da especiaria da guavira”, de Letícia Krause e Almiro Kelm. Além de apresentações de trabalhos e degustações de queijo de Baru com especiaria de guavira e queijos da fazenda, e de sorvete de mel baunilha.
O encerramento do Cata Guavira, no domingo, 2 de dezembro, ficará por conta de um almoço beneficente para arrecadar fundos para a Fundação Pestalozzi, no menu pratos tendo, inclusive, a guavira como ingrediente principal. Também é prevista uma apresentação cultural “Mr. Formoso e Caçador de Guavira”, personagens que contam a história da guavira no Mato Grosso do Sul e a importância da valorização e manutenção do bioma do cerrado.
Texto e foto: Aline Lira - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: