Campo Grande (MS) – Durante reunião com representantes do setor da avicultura e da suinocultura de Mato Grosso do Sul, na manhã de hoje (1), na Governadoria, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a criação um programa de competitividade específico para o setor.
O encontro que tratou da tarifação de energia, infraestrutura e sanidade animal no Estado, teve como tema principal o encontro de soluções para o barateamento dos custos da energia elétrica, que é o principal gasto dos setores para a produção, seguido pelos insumos e a mão de obra. “Já vínhamos realizando reuniões com o setor para construir um programa de incentivo e competição para a avicultura e suinocultura no Estado. Fizemos um cronograma de reuniões e em março vamos lançar um Programa de Competitividade”, contou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
Em 2015 o abate de frangos em MS foi superior a 170 milhões de cabeças, representando uma alta de 7,7% em relação a 2014 e o volume de vendas de carne de frango registrou pequena alta de 0,12%. Já o rebanho de suínos passou de 1,3 milhão em 2014 para 1,4 milhão em 2015, com alta de 7,1%. Mas as vendas de carne suína para o mercado externo foram menores ano passado, passaram de 16,6 mil toneladas em 2014 para 14,6 mil toneladas em 2015, o que significa uma queda de 12%.
Participaram do encontro o presidente da Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), Adroaldo Hoffman; os deputados federais, Zeca do PT e Vander Loubet; o presidente da Associação de Suinocultores de MS (Sumas) e Arão Moraes.
Texto: Raquel Pereira
Foto: Jessica Barbosa