Campo Grande (MS) – Em Porto Murtinho, diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini visitou sítios de pequenos produtores de hortifrutigranjeiro. Com o município, a diretoria encerra o roteiro de viagens estratégicas para mapeamento do cenário rural do Estado. “Passamos pelos 79 municípios afim de conhecer a realidade de cada lugar para que nossa gestão fortaleça a agricultura familiar sul-mato-grossense como um todo, sem esquecer que as cidades possuem distinções entre si”, afirmou o dirigente.
No tempo em que esteve na cidade, Felini conheceu a rotina rural da Colônia Bocaiuval, a exemplo do cultivo de folhosas no sítio “Santo Onofre”, da agricultora Maria Elisa Duarte. Com pouco mais de 4 hectares, a propriedade é a prova de que tamanho não é documento, pois em uma área de 2,5m² hortaliças são produzidas e encaminhadas para a merenda escolar de escolas municipais. “Aqui produzimos alface, cheiro verde, pepino, couve-flor e a poucos dias compramos uma propriedade maior para aumentar a nossa produção”, disse a mulher.
Além da produção de caráter social, Maria Elisa também conta que há um mês vem participando da feira lançada pela prefeitura municipal. “A feirinha foi criada há quatro semanas e acontece toda sexta-feira. É algo bom porque mostra o nosso trabalho para as pessoas e também é outra freguesia que se forma”, lembrou.
Para o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, a feira é um excelente espaço para a agricultura familiar, no qual a instituição pretende ter uma forte atuação junto a prefeitura. “A Agência tem uma forte atuação dentro das propriedades rurais, acredito que nossos servidores podem estimular a produção por meio dos serviços de assistência técnica prestados ao homem do campo”, justificou.
No município, Felini também conheceu a linha de produção de hortaliças da chácara “Santa Luzia”. Assim como no sítio “Santo Onofre”, parte do que é cultivado ali é destinado para a alimentação de crianças e jovens, estudantes da rede pública de ensino”. “Os colégios nos dão uma segurança porque são clientes fixos. Outro aspecto bom na cidade é a presença da Agraer que ajuda a gente e dá orientação sobre o melhor jeito de plantio. Sem ela, acho que seria mais difícil para agricultores como eu”, afirmou o homem.
Nas duas propriedades rurais, a vereadora Regina Heyn, o gerente de desenvolvimento agrário da Prefeitura de Porto Murtinho, José Miranda e o coordenador da Agraer do Município, Thiago Sorroche, também participaram do dia de campo.
Na cidade, a agenda do dirigente Enelvo Felini incluiu ainda uma reunião com o prefeito Heitor Miranda, com quem debateu assuntos ligados piscicultura e futuras parcerias de fomento a agricultura familiar local. Outro encontro também foi promovido em prol do desenvolvimento agrícola da região, mas dessa vez com o gerente do Banco do Brasil Lucas Francisco. “Temos interesse no processo de agilização das análises de projetos inscritos no Pronaf [Programa Nacional da Agricultura Familiar], pois assim as os agricultores poderão ter um melhor acesso as linhas de crédito do Plano Safra e quem sabe possamos implantar o Pronaf digital na cidade”, declarou Felini.