Com o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) deu início ao Projeto Socioambiental que visa oferecer oficinas gratuitas à comunidade para levar conhecimentos sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, evitando-se o desperdício de frutas, legumes e verduras fora do padrão de comercialização.
- Alimentos doados pelo Ceasa
“Muitas frutas e legumes não são consideradas comercializáveis pelos permissionários porque amassam durante o transporte ou porque o tamanho está fora do padrão. Esses alimentos são tão saudáveis quanto os outros, mas não são comercializados somente por uma questão estética”, explicou a colaboradora da Ceasa Raisa Cristina Souza. Para diminuir o desperdício, a organização tem oferecido doações a entidades sociais e iniciou o projeto socioambiental para “trazer a população ao Ceasa e expandir essa conscientização”.
- Raisa Cristina Souza
Uma das entidades que recolhem esses alimentos na Ceasa é a Obra Social Francisco Thiesen, educandário que atende a 324 alunos da educação infantil ao ensino fundamental, a crianças com até 15 anos de idade. A organização está localizada no bairro Aero Rancho e promove atividades com a comunidade escolar, pais e familiares, por meio da produção de hortas e de núcleos de trabalho para geração de renda.
Desta instituição, 12 mães foram escolhidas para participarem das palestras e oficinas e expandirem o conhecimento para a comunidade local. A Agraer disponibilizou o transporte das participantes durante os três dias de curso.
O primeiro passo foi dado no dia 9 de novembro, na Central de Processamento de Alimentos (CPA), administrado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, ao lado da Ceasa, com as palestras: “O que é alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista da Agraer Maria Tainara Carneiro; “Reaproveitamento Integral de Alimentos”, com a tecnóloga em alimentos do Ceasa Fernanda Zequim e “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos” com as instruções da extensionista rural da Agraer Cleonice Jacomeli e da nutricionista Maria Tainara.
As palestras culminaram com a oficina de panificação com o aproveitamento integral de alimentos doados por permissionários do Ceasa e por agricultores familiares.
- Palestras 1º dia
- Palestras 1º dia
- Palestras 1º dia
Mão na massa
Supervisionadas pela extensionista Cleonice, as mulheres produziram cinco tipos de pães enriquecidos utilizando como ingredientes: cenoura, batata doce, beterraba, abóbora e espinafre. O resultado foi a produção de panificados mais nutritivos e que chamaram a atenção pelo olhar e pelo sabor.
A nutricionista Maria Tainara e a tecnóloga Fernanda ensinaram quatro tipos de saladas: palitinhos crocantes de cenoura, caponata de berinjela, salada crua de beterraba, cenoura e repolho e salada cozida de beterraba, cenoura e repolho e dois tipos de suco: de laranja com cenoura e de laranja com beterraba – utilizando integralmente os ingredientes, sem desperdícios. A atividade foi realizada no dia 10 de novembro na cozinha industrial da CPA.
A mensagem que deixamos para as participantes com essa oficina é de que é possível oferecer às suas famílias uma alimentação colorida, saudável, nutritiva, com menor custo e sem desperdícios. “A orientação que eu deixo para elas é descascar mais e desembalar menos”, concluiu Maria Tainara.
Exposição e degustação
Os panificados produzidos durante a oficina foram expostos e disponibilizados para degustação após a cerimônia de encerramento do projeto, realizada no dia 11 de novembro, na sede administrativa da Ceasa.
Participaram do encerramento e da entrega dos certificados às participantes a diretora administrativa da Ceasa Cristiane Bukalli, o diretor-presidente em exercício da Agraer Fernando Nascimento e o diretor da obra social Francisco Thiesen, João Carlos Rosa.
Além de aprenderem sobre alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e práticas de panificação, as mulheres assistiram a uma última palestra conduzida pela advogada Lacita Terezinha Rodrigues Azamor Pionti sobre violência doméstica.
Agradecimentos
Confira nos vídeos a seguir os agradecimentos das participantes Cláudia Godoy e Cristiane Santos sobre a participação na oficina.
Texto, fotos e vídeos: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva