Em entrevista ao Jornal da Hora nesta quarta-feira (19), o diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Washington Willeman, destacou a missão da agência em atender prioritariamente os pequenos agricultores. “Não que nós estamos impedidos de atender o grande, mas a nossa prioridade é o pequeno agricultor”, afirmou.
Willeman explicou que a definição de pequeno agricultor abrange aqueles que possuem uma extensão de terra de um a quatro módulos fiscais, uma medida variável conforme a região. “Esse módulo fiscal é variável, dependendo da região que tem a força de trabalho da família, na pequena propriedade rural. Aqui no nosso estado nós temos alguns polos bem concentrados principalmente onde tem os grandes assentamentos da reforma agrária”, destacou.
Durante a entrevista, o dirigente da Agraer também mencionou o andamento do evento TecLeite, que será realizado na próxima quinta-feira (27) em Campo Grande. Além disso, Willeman falou sobre o projeto de repasse de biofertilizante orgânico, lançado recentemente em 14 de junho. Esta iniciativa inovadora resulta da cooperação entre a Agraer, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Grupo Organics e a Ambiental MS Pantanal.
O projeto visa beneficiar os pequenos agricultores do estado, proporcionando-lhes acesso a um fertilizante orgânico sustentável, produzido a partir de uma mistura de esterco bovino e lodo tratado das estações de tratamento de esgoto operadas pela Ambiental MS Pantanal. Esta ação não só promove a agricultura sustentável, mas também resolve problemas ambientais associados ao descarte de lodo em aterros sanitários.
Com essas iniciativas, a Agraer reforça seu compromisso em apoiar a agricultura familiar, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras.
Texto e foto: Aline Lira, Agraer