Os agricultores familiares Ana Cristina da Silva e Nilson de Lima Alvarez participaram de um curso sobre panificados enriquecidos. O casal é dono de uma agroindústria do ramo recentemente cadastrada no Prove Pantanal (Programa de Verticalização da Produção Agropecuária de Estado do Mato Grosso do Sul).
Eles solicitaram a capacitação ao escritório local da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Corumbá. A demanda foi encaminhada ao setor de Agroindústria e Compras Públicas, localizado na unidade Central, no Parque dos Poderes.
A instrutora foi a nutricionista Maria Tainara Carneiro, que foi até a Cidade Branca para ensiná-los a preparar pães enriquecidos com legumes (cenoura, beterraba, abóbora), tubérculos (batata doce, mandioca, inhame, cará) e vegetais (couve, ora-pro-nóbis, espinafre). “O intuito é melhorar a composição nutricional dos produtos e agregar valor com matérias-primas de possíveis cultivos na propriedade”, explica.
O curso também trabalhou, além das receitas, a importância dos ingredientes na panificação; benefícios dos legumes, verduras e tubérculos no enriquecimento de panificados; pesos e medidas caseiras; higiene do manipulador de alimentos; cuidados na manipulação de alimentos; fluxograma de produção; defeitos na qualidade dos pães; processamento de alimentos segundo Guia Alimentar da População Brasileira; Programa Nacional de Alimentação Escolar e Rotulagem (informações obrigatórias e facultativas).
A agroindústria de panificados é a única renda de Ana Cristina e Nilson. A capacitação abre novos horizontes, como a venda de produtos diferenciados para a alimentação escolar.
Texto: Ricardo Ricardo Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Corumbá