A equipe do escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Corguinho segue realizando as inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) dos produtores rurais assentados na região.
No mês de junho, foi emitida a primeira inscrição no CAF em nome da produtora rural Silvania Maria Alves. Além de atuar na agricultura familiar, ela é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CDMRS) do município. Atualmente, Silvana trabalha com a apicultura, galinha caipira e pretende incrementar a produção com aves de postura.
Aldleide Salles, do lote 98, no Assentamento Corguinho, recebeu a inscrição no CAF e dedica-se à produção leiteira, de mandioca e caixaria de abobrinha, jiló, quiabo e berinjela. Outras famílias já conseguiram a inscrição no CAF também no decorrer deste mês. A ação foi executada pelos servidores da Agraer em parceria com a Prefeitura Municipal que viabilizou a impressão dos documentos.
“O CAF facilita o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e às políticas de apoio à produção agrícola familiar, como por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e qualifica as famílias como empreendedoras rurais, a agricultura familiar tende a se fortalecer ainda mais”, explicou a zootecnista e gestora de desenvolvimento rural do escritório da Agraer em Corguinho, Marlova Cristina Mioto da Costa.
As emissões do CAF foram efetuadas com o coordenador municipal da Agraer, Auriney Santos de Menezes. O Assentamento Corguinho está localizado a 20 km da cidade, com a data de abertura em 2007 e reúne 130 famílias, as principais atividades produtivas se concentram em pecuária leiteira, horticultura e fruticultura.
Texto: Igor Moura – Assessoria de Comunicação da Agraer
Foto: Escritório da Agraer em Corguinho