Corpo técnico da Agraer e crianças de assentamento aproveitaram a ação para promover um mutirão de limpeza em área de reserva no assentamento Santa Clara.
A Agraer Bataguassu realizou na última semana, dia 1º de dezembro, uma ação de educação ambiental junto a crianças, alunos do 7º ao 9º ano da Escola de Campo Maria da Conceição, do Projeto de Assentamento Santa Clara, em Bataguassu.
“Sentimos a necessidade de conscientizar os jovens ligados à Agricultura Familiar quanto a importância da conservação e preservação do meio ambiente em que vivem. Além disso, também trabalhamos com eles a questão da sucessão familiar, considerando que são eles a futura geração da agricultura familiar de Bataguassu”, afirmou a gestora sócio organizacional rural da Agraer, Derly Maria Branco.
A atividade com os alunos contou com um mutirão de limpeza na área de reserva do assentamento Santa Clara. “Com a identificação de muito descarte de lixo em áreas verdes, foi proposto um Dia do Desafio para a retirada desse lixo e com isso promovemos uma ação prática com a comunidade escolar”, contou a extensionista rural.
O trabalho também incluiu a criação de placas educativas que os alunos fixaram em locais visíveis da reserva. “Foi uma união de esforços, o Sindicato Rural de Bataguassu nos deu suporte com recursos para a confecção de placas e a Cepaer fez a doação de mudas de guavira para que o plantio na reserva e na área da horta comunitária, anexa à escola. Já a parte prática ficou a cargo das crianças sob monitoramento da Agraer e professores”, frisou Derly.
Todo o trabalho contou com o suporte da diretoria e dos professores da escola que também atende jovens do PA Aldeia e de propriedades rurais do entorno.
Texto: Aline Lira – Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Bataguassu