Crianças da rede municipal de ensino seguem experimentando os sabores do agro em Tacuru. Depois de visitarem uma plantação de milho, os pequenos foram até uma propriedade que cultiva mandioca e não devem parar por aí. Já estão marcadas excursões a propriedades de morango e abóbora. O objetivo é mostrar de onde vêm os alimentos, incentivar hábitos saudáveis e valorizar o trabalho com a terra.
Guiados pelas professoras, os estudantes têm a chance de colher e depois preparar comidas com os ingredientes que eles mesmos selecionaram nas plantações.
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) é parceira da Rede Municipal de Ensino de Tacuru no projeto. A coordenação ficou por conta da nutricionista Andreza Luiza Aparecida Dias Rogerio e Joelma da Silveira. Já por parte da autarquia, trabalharam em conjunto coordenador do escritório local de Tacuru, Vanderlei Coelho dos Santos e a extensionista Karisma Lago Bastos Bruno. A propriedade escolhida pertence ao produtor Paulo Miller, que também acompanhou a visita.
Itinerário
Joelma conduziu o passeio utilizando linguagem adaptada para as crianças da pré-escola, faixa etária contemplada pelo projeto. Ela ressaltou, dessa forma, a importância da mandioca tanto na cultura e tradições da região. Vanderlei, por sua vez, falou sobre como é feito o plantio por meio das ramas, explicou como ela se desenvolve e mostrou vários exemplares de tipos comestíveis e não comestíveis.
Em seguida, a nutricionista falou sobre todas as possibilidades de preparo da raiz. Andreza encerra o projeto dentro da cozinha da escola, fazendo com que as crianças literalmente coloquem a mão na massa para produzir e depois degustar alimentos à base do tema da visita.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Tacuru
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva