Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, na última quinta-feira (7) da abertura da Expobai- Exposição Agropecuária do de Amambai, cidade localizada a 350 km da Capital. Na ocasião, o diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini, esteve no evento representando o governador Reinaldo Azambuja.
Em sua 22ª edição a exposição, que se tornou tradicional no município, reúne diversos setores ligados ao agronegócio com uma ampla programação que inclui: palestras, mostra de bovinos, rodeio, bailes e shows com cantores e grupos populares. Além dessas atividades, também há exposições de pequenos animais, máquinas e empresas diversas.
“É um evento que simboliza a importância de um segmento produtivo que representa muito por promover a economia e o desenvolvimento do nosso Estado. E o governo do Estado por acreditar no potencial de Amambai vem investindo em benefício da população com obras de infraestrutura, como a construção de ponte de concreto, recapeamento e asfalto e, também, com prestação de serviços na agricultura familiar através da nossa equipe de assistência técnica da Agraer”, pontuou o diretor-presidente da Agraer, Enevo Felini, durante a abertura do evento.
Felini ainda parabenizou os esforços do Sindicato Rural para promover a 22ª Expobai. “Andando pelo parque de exposições, vemos o belo trabalho que a diretoria do sindicato Rural de Amambai fez para colocar essa feira agropecuária de pé. A Expobai é um momento importante de apresentar os resultados e o potencial do campo e, ainda, estreitar os laços da população urbana com a população rural seja pela exposição dos trabalhos dos grandes, médios ou pequenos produtores”, enfatizou.
Em Amambai, a agricultura familiar conta com um escritório da Agraer que presta gratuitamente os serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural que inclui desde as visitas aos sítios até o apoio na elaboração de projetos no Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Visita de campo
Em decorrência da agenda em Amambai, o dirigente da Agraer visitou uma chácara da agricultura familiar com forte potencial na produção de morango, acompanhado por técnicos do escritório local.
Com assistência da Agraer, a produtora Geslâine Aparecida Alves produz morangos da variedade dover e complementa a renda com o cultivo de outros tipos de alimentos (alface, brócolis, couve, cenoura, beterraba, etc). “Está é uma das propriedades que inicia o processo de entrega de alimentos para o exército através da Chamada pública. Recentemente, os técnicos da Agraer estiveram em uma reunião com agricultores e militares para acertar os trâmites de comercialização. Um trabalho que sem dúvida é mais uma porta que se abre para a comercialiazação e geração de renda”, afirmou o diretor-presidente.
Além do exército, Geslâine ainda comercializa frutas, verduras e legumes dentro do Pnae – Programa Nacional da Agricultura Familiar. “Em sua área de plantio, a agricultora produz morango há alguns anos e nesta safra resolveu investir mais ainda com aumento da área de cultivo e, inclusive, com inserção de uma outra variedade de morango, a albion, conhecido também como morango do Chile”, enfatizou o coordenador da Agraer de Amambai, Emerson Costa.
Na 22ª da Expobai estiveram presentes, o presidente da Famasul, Maurício Saito, os presidentes dos sindicatos rurais de Aral Moreira, Edson Bastos e de Tacuru, Maria Neide, o prefeito de Amambai, Ednaldo Luiz Bandeira. Além de vereadores, secretários municipais, empresários e líderes de associações e entidades do município de Amambai.