Diretoria da Agraer vai até Assentamentos Rurais ouvir demandas de produtores

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 9, 2020 as 08:57 | Voltar

A Diretoria da Agraer visitou nesta última sexta-feira (06) no município de Dois Irmãos do Buriti, os Assentamentos Santa Amélia, Paulo Freire e Piúva que são Assentamentos Rurais da Reforma Agrária e Assentamentos do Crédito Fundiário, com a finalidade de ouvir dificuldades com relação à produção e à comercialização de seus produtos, documentações necessárias (DAP, IE, CCU, etc) para participar de políticas públicas dos governos federal e estadual. Os assentamentos do município de Dois Irmãos do Buriti somam cerca de 450 famílias.

Os produtores declararam agradecimentos à Agraer pelo apoio ao trabalho desenvolvido na regularização junto ao Incra, porém muito tem a ser feito, pois sem a documentação regular o produtor fica sem acesso aos programas PNAE, PAA e outros. Além de não poderem contratar o crédito do Pronaf, importante instrumento para alavancar investimentos importantes para geração de renda.

Outro problema que os assentados destacaram, foi apoio da assistência técnica para conter erosões, melhorar fertilidade dos solos e combate às pragas e doenças, especialmente na cultura da mandioca e na horticultura.

A Agraer disponibilizou oito patrulhas mecanizadas para o município para atender agricultores familiares do município, que são administradas pela Prefeitura Municipal, atendendo em grande parte suas necessidades.

A Diretoria, após ouvir esses agricultores, pretende planejar, treinar, ajustar e orientar a equipe local e regional para otimização do atendimento àquelas comunidades, que lutam, diuturnamente, para gerar renda em seus lotes.

Foi apresentado aos assentados o Programa Agraer Fertiliza, o qual possibilita aos produtores adquirirem calcário, cama de frango, composto orgânico e fosfato natural a um custo bastante inferior ao mercado. Eles se mostraram interessados em razão da necessidade de correção dos solos para melhorarem a produtividade de suas lavouras.

A Diretoria avaliou como altamente positivas essas visitas para discutir assuntos de interesse da comunidade com os próprios agricultores, suas lideranças e suas organizações associativas.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.