Diretoria da Agraer reuniu-se com servidores do escritório de Sidrolândia

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 1, 2020 as 08:11 | Voltar

Nessa última quinta-feira (27) os diretores André Nogueira e Fernando Nascimento reuniram-se com servidores do escritório local de Sidrolândia para ouvir a equipe, discutir prioridades e registrar o trabalho que a autarquia tem conseguido realizar, mesmo diante das dificuldades que a pandemia impôs a todos.

Sidrolândia é um dos municípios que mais possui assentamentos no Brasil, são cerca de 5.000 assentados, ao longo das últimas quatro décadas. Por isso, a demanda de serviços que a Agraer tem é muito grande.

Foi discutida a dificuldade que o assentado tem de ser regularizar junto ao Incra, não obstante o esforço que a Agraer faz para atender e agilizar o processo de obtenção de Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP, por exemplo, sem a qual o produtor fica fora de políticas públicas (PAA, PNAE), entre outras dificuldades, em especial o acesso ao título definitivo.

O baixo nível tecnológico, escala de produção, falta de alimentação tem levado muitos produtores de leite a deixarem a atividade. Essa atividade é tradicional entre os assentados, foi outro ponto destacado pela equipe local. As possibilidades que estão se consolidando são: fruticultura, olericultura e produção de mandioca, com mínimo de beneficiamento.

Assentamento Terra Solidária

Após a reunião, acompanhados pela Coordenadora Caroline Pereira Vieira e pelo técnico Juvenal Marques Brito, o grupo encontrou-se com o Secretário de Agricultura Antônio Galdino e do Coordenador Giovane, no Assentamento Terra Solidário I e II, para tratar da instalação de um poço artesiano que abastecerá parte dos produtores, viabilizado pela Prefeitura.

Em seguida, a equipe da Agraer visitou o presidente Wilson de uma das associações do assentamento, onde o mesmo utilizava o trator e a grade cedidos pela Agraer à Prefeitura. Os equipamentos fazem parte da patrulha que atende agricultores familiares. O produtor estava preparando a área para o plantio de mandioca. A associação possui um galpão de 70 m², com uma câmara fria que poderá transformar-se em uma unidade de beneficiamento de mandioca no futuro.

 

 

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.