Diretoria da Agraer recebe e discute proposta de apoio a Produção de Mandioca Orgânica, em Glória de Dourados

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 29, 2021 as 14:17 | Voltar

O Diretor-Presidente André Nogueira Borges e o Diretor-Executivo Fernando Nascimento receberam na sede da Agraer, o Prefeito de Glória de Dourados, Aristeu P. Nantes, o Presidente da Apoms e Coordenador do Cetaf, Olácio M. Komori e o Gerente da Unidade da Indústria Agro Comercial Cavassa S/A, Vilmar A. Militão, que vieram apresentar o Projeto de Produção e Beneficiamento de Fécula de Mandioca Orgânica naquele município, denominado “Projeto Mandioca Sustentável”.

A proposta prevê a necessidade de plantio de 3.000 hectares de mandioca orgânica ou 80.000 toneladas, até o ano de 2025, para abastecer a unidade industrial, que será destinada a produção de fécula e amido orgânico. O Gerente Vilmar informou que os mercados interno e externo estão ávidos por esse produto. A empresa no mercado há 66 anos e, há mais de 20 em Glória de Dourados pretende atender parte da demanda existente.

O Projeto tem recebido o apoio técnico-científico para produção de mandioca orgânica da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

A Semagro lançou, recentemente, o Programa “Pró-Orgânico” que poderá contribuir para o sucesso dessa iniciativa inovadora em Mato Grosso do Sul.

Os representantes vieram solicitar o apoio da Agraer para contribuir com a implantação do Projeto juntos aos produtores do município e região, já que o público que a Autarquia trabalha é muito identificado com o cultivo desse tubérculo, de grande importância econômica e social para os agricultores familiares.

“Naturalmente que a transformação do manejo tradicional para o manejo orgânico leva um tempo de adaptação pelos produtores, considerando que haverá a necessidade de uma mudança cultural, onde a sustentabilidade é a espinha dorsal do sistema, mas é totalmente viável,” comentou Fernando.

O Prefeito Aristeu também lembrou que o Programa de Conservação de Solo e de Água em Microbacias seria muito importante para o Município de Glória de Dourados, pois possui áreas que após anos e anos de uso estão com seus solos degradados, necessitando de recuperação.

O Diretor-Presidente André afirmou que: “poderão contar com os Programas que a Instituição vem implementando e, especificamente, em relação ao Projeto apresentado, o grande diferencial é a disposição da Indústria em adquirir a mandioca orgânica produzida pelos agricultores que aderirem ao Programa, pois sabemos que um dos gargalos do setor é a comercialização da produção.”

 

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Foto: Divulgação

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.