Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, esteve, na última sexta-feira (22), no município de Itaquiraí para participar de visitas técnicas junto à equipe do escritório municipal da própria instituição. A intenção foi proporcionar mais aproximação com os assentados e coletar dados a fim de observar as boas práticas a serem multiplicadas em outras cidades pelo interior do Estado e também pontuar os gargalos a serem corrigidos.
A primeira visita foi realizada no assentamento Indaiá com o objetivo de apresentar o Projeto Microbacia, trabalho este que vem sendo executado em parceria Agraer e a Prefeitura de Itaquiraí. “A visita foi feita em parte onde as curvas de níveis já foram feitas. O projeto no assentamento conta com como técnico responsável o servidor José Antônio, da Agraer, com a demarcação, e a Secretária Municipal de Agricultura com o maquinário e o produtor paga a taxa do óleo diesel”, explicou o coordenador municipal da Agraer de Itaquiraí, Juvenal Marques de Brito, que acompanhou os visitantes.
De lá o grupo seguiu para o assentamento Santo Antônio (MST – Movimento Sem Terra), com a finalidade conhecer os produtores e o trabalho que foi realizado pelas Agraer em parceria Incra e o Município.
Na ocasião, foram entregues 50 Contrato de Concessão de Uso (CCUs) – documento emitido gratuitamente que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária, assegurando ao beneficiário acesso a terra, créditos (como habitação, fomento e infraestrutura) e a outros programas do Governo Federal. “A ação corresponde as visitas técnicas que foram feitas no período de 60 dias. Aproveitamos também para entregar algumas DAPs [Declaração de Aptidão ao Pronaf] e assinarmos alguns Pronaf que foram aprovados juntos ao Banco do Brasil”, disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Do assentamento Santo Antônio a comitiva seguiu para o Projeto de Assentamento (PA) Itaquiraí para entrega de sementes de milho e documentações do Incra sendo: 162 CCUs e 18 DAPs. “Ainda entregamos documentos para agricultores familiares de outros dois assentamentos. O PA Foz do Rio Amambai, em que repassamos 15 CCUs e 13 DAPs e para os agricultores do PA Caburey foram nove CCUs e seis DAPs”, informou a coordenadora regional da Agraer de Naviraí, Alessandra Afonseca.
As atividades foram encerradas em Itaquiraí no projeto de assentamento Guaçu. Na comunidade agrícola foi promovida uma reunião com os agricultores familiares e repassados alguns sacos de sementes de milho. “Já está confirmado a doação de um veículo da Iagro para a associação Ouro Branco e também a confirmação de uma patrulha mecanizada para o assentamento Guaçu. O equipamento virá com emenda do deputado federal Mandetta”, disse o diretor-presidente da Agraer.
“Os agricultores também solicitaram ao Incra a liberação de vistorias no assentamento para renovação de CCUs e pedidos de vistorias para regularização de lotes, visto que o assentamento se organizou e fizeram o georeferrenciamento por conta própria. Os assentados contrataram uma empresa particular e fizeram um ato de doação do georreferenciamento para o Incra”, contou o técnico da Agência, Juvenal Marques de Brito .
No evento contamos com as presenças do presidente da Agraer Enelvo Felini, superintendente do Incra Humberto de Souza Maciel e o chefe de Dourados Daniel Yamamoto, o prefeito Ricardo Fávaro, o vice-prefeito Geovane Severo, o secretário da Agricultura Ivanir Vieira, o coordenador da Agraer de Naviraí, Everton Meira.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer