Diretoria da Agraer participa da Agenda Verde, em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 7, 2022 as 20:09 | Voltar

O diretor-executivo Fernando Luiz Nascimento representou a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), nesta segunda-feira (6), na programação da Agenda Verde, da Semana de Meio Ambiente 2022, realizada no Bioparque Pantanal, na capital. O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho.

Na parte da manhã, o secretário Jaime Verruck apresentou as políticas públicas de sustentabilidade do Governo do Estado e assinou, na presença do governador Reinaldo Azambuja, o documento que instituiu o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. Em seguida, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, falou sobre as ações para Regularização Ambiental com ênfase no Cadastro Ambiental Rural (CAR) iniciado no Estado em 2015.

“Esse cadastro dos pequenos imóveis rurais, com até quatro módulos fiscais, foi feito em parceria com a Agraer”, destacou André Borges. Atualmente, 52.998 imóveis cadastrados em Mato Grosso do Sul se enquadram nesta modalidade e, no total, são 78.213 imóveis com cadastros ativos.

Na sequência, o Superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, abordou o funcionamento do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e realizou a assinatura dos primeiros contratos de PSA firmados com produtores rurais de Bonito.

O PSA oferece prêmios em dinheiro para quem executa medidas de proteção ambiental, entrega certificação de sustentabilidade às atividades desenvolvidas na propriedade e conta com apoio técnico de várias entidades.

"A Agraer deverá atuar junto ao PSA na orientação técnica dos produtores em relação ao cumprimento das práticas conservacionistas para receberem a premiação", frisou o diretor-executivo da Agraer, Fernando Luiz Nascimento.

No encerramento das atividades da manhã foram entregues R$ 4,7 milhões em equipamentos para as ações de proteção ao meio ambiente, adquiridos com recursos do Convênio firmado entre Semagro e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

No período vespertino, a Secretaria de inovação, desenvolvimento sustentável e irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou o Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira com a presença virtual do Ministro Marcos Montes. A coordenadora-geral de Produção Animal do Mapa, Marcella Teixeira apresentou o Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizantes e a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Fabiana Villa Alves, explanou sobre a Agenda de Metano na Agropecuária - um compromisso global para redução das emissões de metano. O ministério convidou o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Gabriel Delgado, por meio de participação virtual, para mostrar iniciativas de sustentabilidade e inovação no agronegócio brasileiro.

Estiveram presentes nas apresentações o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; a deputada federal Tereza Cristina; o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Fernando Camargo; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa e outras autoridades municipais e estaduais ligadas ao desenvolvimento econômico, produção agropecuária e meio ambiente. Além de estudantes, pesquisadores, educadores, parlamentares e membros da sociedade civil.

No evento, Paulo Corrêa recebeu das mãos do governador o projeto de lei nº 292/2021, que prevê a instituição do Programa Estadual de Bioinsumos em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de ampliar a produção, o desenvolvimento e a utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis no campo - iniciativa alinhada ao programa nacional de bioinsumos. O projeto será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa de MS.

Outra ação do Mapa foi a entrega a representantes do Corpo de Bombeiros de um manual com técnicas seguras para a utilização de queima controlada em propriedades rurais privadas, desenvolvido pelo Mapa em parceria com o IICA.

Segundo o governador de MS, o Estado tem desenvolvido vultosas iniciativas em prol do meio ambiente, da produção sustentável e da segurança alimentar. “Esse é um engajamento de todos nós, cada ente está fazendo a sua parte com esses programas e projetos que, com certeza, serão benéficos ao nosso país”, destacou Azambuja.

A programação seguiu com outras duas apresentações: o painel 1 com o tema “Agenda positiva de carbono na agropecuária” e o painel 2 com o tema “Iniciativas Carbono Mitigado, Carbono Sequestrado e Carbono Capturado”. O conteúdo está disponível nos canais do Youtube do Imasul (www.youtube.com/c/meioambientems) e do Mapa (www.youtube.com/minagriculturabrasil).

 

Texto, fotos e vídeos: Fládima Christofari e Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.