Na manhã desta quinta-feira, dia 5, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e o diretor-executivo Beto Carvalho, e os servidores da agência realizaram a reunião para monitoramento e avaliação do comitê de aplicação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – Gestão.gov.
Participaram da reunião representantes dos setores de Administração, Planejamento, Regularização Fundiária e Cartografia, Unidade Seccional de Controle Interno, Gerência de Desenvolvimento Agrário, Gerência de Contratos e Convênios, Compras e Gerência de TI.
O comitê foi instituído e atualizado através da portaria AGRAER nº 004 de Abril de 2023 para apoiar a implementação e o contínuo desenvolvimento de diretrizes estratégicas e boas práticas dos padrões de trabalho.
Um dos objetivos é contribuir para a melhoria da governança e da maturidade de gestão no âmbito das instituições que operam recursos das transferências da União.
“Estamos implantando novas ações e procedimentos para avançar no modelo de gestão e executar projetos do programa Agraer em Ação. Com esse comitê, conseguimos monitorar e avaliar se as atividades realizadas pela instituição, por meio dos convênios com a União, estão sendo executadas de forma satisfatória. A implementação dessas medidas também faz parte do objetivo do Governo Digital, conforme determinação do governador Eduardo Riedel e orientação do titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck”, pontua o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
A aplicação desse modelo de gestão gerou um plano de melhorias que inclui os seguintes eixos: governança, estratégias e planos, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor ao público.
De acordo com o chefe do setor de planejamento e monitoramento da Agraer, Araquem Midon, até o momento, foram executadas 80% das tarefas do plano de melhorias vigente.
“Para a Agraer essa é uma experiência de crescimento. A partir do modelo de aplicação do Gestão.gov, identificamos que precisávamos melhorar alguns processos e procedimentos e tivemos avanços muito significativos, tanto na parte de monitoramento e avaliação dos indicadores, que medem a eficiência e maturidade da Agraer, quanto no mapeamento dos processos e estrutura de gestão”, explica o servidor.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva