Diretores da Agraer se reúnem com Banco do Brasil para debater contratação de projetos do Pronaf A

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 18, 2023 as 09:47 | Voltar

Nesta segunda-feira, dia 16, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, a gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Izabel Cristina, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zeca do PT, se reuniram com o superintendente estadual de Varejo do BB, Omar Vasconcelos, e os gerentes de mercado Breno Reis e Ronderson Soares.

Na reunião, foram debatidas questões relacionadas às linhas de crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e atendimento aos pequenos produtores. Os representantes da Agraer falaram sobre a importância da contratação de projetos de investimentos, que podem ser financiados via Pronaf A.

“Esse recurso é fundamental para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, principalmente agora que temos a inclusão de indígenas e quilombolas no Plano Safra 2023/2024. Com os projetos da Agraer em Ação, estamos trabalhando para que todos aqueles que se encaixam nos critérios do Pronaf A/C e Pronaf A tenham acesso ao crédito. É uma medida que contribui para a construção de um Governo Inclusivo, conforme determinação do governador Eduardo Riedel e orientação do titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck”, explica o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.

O Pronaf A possibilita investimentos a longo prazo, como aquisição de maquinários e ampliação de estrutura, com taxas de juros de 0,5% a.a e até 10 anos para pagar. Já o Pronaf Custeio A/C viabiliza ao pequeno produtor a aquisição de sementes, fertilizantes, ração e outros itens necessários para a atividade agrícola ou pecuária.

Plano Safra da Agricultura Familiar 

Conforme divulgado pelo Governo Federal, em julho deste ano, os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul dispõem de R$ 400 milhões em recursos para o Plano Safra 2023-2024 por meio do Pronaf. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), esse é o maior volume de recursos na história do programa. Em todo o Brasil, serão disponibilizados R$ 71,6 bilhões para agricultores familiares, 34% a mais do que o anunciado na safra passada.

Além de buscar soluções para facilitar o acesso dos produtores ao crédito disponibilizado, a Agraer estabelece parcerias com o Banco do Brasil em diversas ações que ocorrem nos 79 municípios do estado com serviços gratuitos aos agricultores familiares. Uma dessas atividades é o “Agraer em Ação e Incra Itinerante” que leva aos municípios serviços de emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), desbloqueio de lotes, emissão de Contratos de Concessão de Uso (CCU) atualizados e diversas orientações aos produtores.

 

Texto e fotos: Adriana Queiroz/Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.