Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini prestigiou, na quarta-feira (30), a abertura da XII Semana do Peixe. O evento realizado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Mato Grosso do Sul foi realizado na Feira Central de Campo Grande.
A Semana do Peixe segue até o dia 16 de outubro. O objetivo é fomentar a produção e o consumo de alevinos em todo o Mato Grosso do Sul, e apresentar o “Caminhão do Peixe”, que irá percorrer os bairros com a venda de peixes nativos do Estado com um preço “mais em conta”. Os supermercados e as peixarias também farão promoções de pescado nos seus estabelecimentos.
O caminhão segue em exposição na Feira Central, durante toda a data programação, para os visitantes conhecerem os serviços oferecidos. A 12ª Semana do Peixe acontece todos os dias das 8h às 17h.
O cardápio é variado, saboroso e saudável. Para aproveitar as ofertas, é necessário que o consumidor faça as suas compras nos estabelecimentos participantes. Eles estarão identificados com as peças da campanha, como cartazes e banners. Além dessas peças também será distribuído um livro de receitas.
A Semana do Peixe também contará com atividades em Dourados. A parceria é entre a prefeitura do Município, Sindicato Rural, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o governo do Estado, Cooperativa MS Peixe, indústrias de pescado, peixarias e restaurantes. A programação terá início no dia 13 de outubro com uma solenidade no Sindicato Rural.
Participaram da solenidade da Semana do Peixe na Capital, o superintendente do MPA/MS, Luiz David Figueiró, o secretário adjunto de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Jerônimo Alves, o prefeito Alcides Bernal, a gerente de Negócios e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Giljane Dourado e o Diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Éboli.
Peixaria sobre rodas
De propriedade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o caminhão funciona como uma “peixaria sobre rodas”. O caminhão conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria (câmaras frias, balcão expositor refrigerado, balanças) dentro dos padrões sanitários exigidos para garantir um pescado de qualidade ao consumidor.
As peixarias que utilizarão o caminhão estão credenciadas pelo MPA e seguem as normas sanitárias, fiscais e trabalhistas necessárias para o trabalho de comercialização de pescado.
Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer