Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (7), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, cumpriu mais um expediente no gabinete itinerante do pavilhão do Executivo Estadual, instalado nas dependências da 79ª Expogrande, na Acrissul.
A exposição é considerada a maior feira agropecuária do Centro-Oeste brasileiro. O pavilhão governamental foi montado dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho, uma parceria entre a Acrissul e o poder Executivo Estadual para divulgar as ações das secretárias e autarquias do Estado.
O prefeito de Camapuã, Delano Huber, foi o primeiro atendimento do diretor-presidente da Agraer. “Tratamos sobre diversos assuntos da agricultura familiar de Camapuã. Mas, a nossa prioridade foi o projeto da farinheira. Precisamos do apoio do governo de Mato Grosso do Sul para o andamento dos trabalhos. Uma de nossas demandas é a aquisição de uma balança, prensa e um cocho para colocar a massa processada. O orçamento já foi direcionado a Agraer”, enfatizou o prefeito.
O chefe do Executivo Municipal esteve acompanhado pela sua vice-prefeita Luzia Maidana, o secretário de agricultura Eduardo Azevedo e o assessor Alvelino Maschion.
Em seguida, Felini atendeu o produtor Jandir Gomes acompanho pelo coordenador da Agraer de Jaraguari para abordar questões do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) Mais Alimentos. “Quero acessar as linhas de crédito do Pronaf Mais Alimentos para compra de uma balança mecânica para bovinos”, contou.
Felini também esteve reunido com o avicultor Adroaldo Hoffman, presidente da Associação de Produtores Integrados da Avicultura do Mato Grosso do Sul (Avimasul). “Alguns avicultores estão com algumas dificuldades em uma linha de crédito em um banco. Conhecemos o bom relacionamento da Agraer com as instituições financeiras e por isso, viemos pedir o auxílio”, disse.
Por fim, o expediente foi encerrado com o produtor Laucídio Paredes e o coordenador municipal da Agraer de Terenos, Valdecir Alves. “Viemos para participar da palestra sobre peixe e aproveitamos para vir aqui. Conversamos sobre as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e nossa intenção é desenvolver a piscicultura na cidade. Há três ou grandes produtores mexendo com o setor, mas a gente quer levar as atividades para o pequeno também”, afirmou Laucídio.
Programação – Enelvo Felini também prestigiou a palestra “Noções Básicas de Gestão e Produção em Piscicultura”, ministrada pelo piscicultor Luiz Accorci Filho. Com cerca de 50 pequenos produtores, no auditório da Acrissul, o encontro teve a finalidade de repassar informações técnicas e mercadológicas sobre a produção comercial de peixes, seus desafios e oportunidades.
Além dos pequenos produtores de diversas cidades do interior do Estado, o curso ainda contou com a presença de lideranças municipais, como o superintendente municipal de Agronegócio, Mário Inácio Bernobic.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno