Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), vai lançar o programa “Quintal Produtivo”, projeto de acompanhamento de comunidades instaladas no campo. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (26) pelo diretor-executivo da Agência, José Alexandre Trannin, em entrevista ao Jornal do Rádio.
Com o projeto, explica Trannin, serão oferecidos óleo diesel e manutenção aos equipamentos das lavouras. Aos recém-assentados, o “Quintal Produtivo” oferecerá suporte básico para o início da vida no campo, equipando os pedaços de terra com pequenos animais, formação de pomar e pasto. “Foi um projeto que surgiu diante da preocupação do governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, com os recém-assentados, que agora passarão a ter esse suporte”, diz José Alexandre.
A Agraer é a agência que apoia os pequenos produtores em Mato Grosso do Sul através da extensão rural, assistência técnica e gerenciamento de projetos. “Hoje, com apoio do governador Reinaldo e o diretor Enelvo, estamos instalados em 79 municípios, levando conhecimento e tecnologia ao pequeno produtor”, pontua Trannin.
Gerenciando os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que movimentou este ano R$ 224 mi, a agência, através dos projetos e contato próximo com as famílias do campo, faz com que estes recursos cheguem aos produtores e sejam utilizados com potencial.
Durante a conversa com Lívia Machado e Anderson Barão, o diretor-executivo lembrou ainda que o financiamento através do Pronaf é a melhor alternativa à agricultura familiar, afinal, o acesso ao crédito é facilitado e os juros são de apenas 2% ao ano. “De 70 a 80% da cesta básica vem do pequeno produtor. É essencial fortalecer este mercado”, disse Alexandre.
Ceasa em Dourados
Com a proposta de descentralizar a distribuição de frutas, verduras e hortaliças, e melhorar o acesso dos pequenos produtores a estes centros de distribuição, o Governo do Estado e a Agraer promoverão a construção de uma unidade do Ceasa em Dourados.
“O Ceasa, que recebe os atacadistas, será estruturado para receber a agricultura familiar em um centro a ela dedicado. O ponto de venda será praticamente gratuito, com um custo simbólico de R$ 5 para ocupar cada box”, explicou Alexandre.
Além deste investimento em Dourados, Governo e Agraer estarão equipando nos próximos dias os produtores de leite em MS. Recém-adquiridos, 28 resfriadores serão distribuídos pelo estado, garantindo qualidade e segurança na estocagem de leite produzido na agricultura familiar.
Clique aqui e saiba onde fica a agência mais próxima.
Fonte: Portal Educativa