Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está movimentando a 11ª edição da Dinapec (Dinâmica Agropecuária), evento organizado pela Embrapa Gado de Corte de Campo Grande. É que a instituição, do governo do Estado, por meio de seu corpo técnico e parcerias, vêm estimulando a participação, na feira, de pequenos produtores rurais que utilizam o serviço público de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) e os trabalhos dos pesquisadores do Centro de Capacitação e Pesquisa (Cepaer).
De acordo com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, a entidade tem trabalhado antecipadamente para levar uma média de 600 agricultores familiares na Dinapec. .”Desejamos incentivar boas técnicas no quesito de raças de animais e alimentação do rebanho, de modo que o Estado possa ser gradativamente destaque ativo na produção de leite, uma vez que temos solo e clima favorável para atividade”.
Durante os três dias de programação, 9 a 11 de março, o dirigente da Agência fez questão de participar e percorrer as instalações do evento, conversar com os agricultores e participar de algumas das palestras oferecidas, sendo algumas delas ministradas por extensionistas rurais da própria Agraer.
A 11ª edição da Dinapec inclui na programação visitas nos roteiros sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), novas cultivares forrageiras, produção de novilhos precoce/Boas Práticas Agropecuárias (BPA), produção leiteira, sanidade animal e rastreabilidade, manejo de pastagens, Integração Lavoura-Pecuária (ILP), melhoramento genético animal, ovinocultura e alimentação de gado leiteiro em pequenas propriedades, com duração de quatro horas cada.
Em relação ao trabalho em conjunto entre a Embrapa e Agraer, na Dinapec, Felini se diz muito otimista com o viu e acredita que o pequeno produtor que por lá passou terá muito conhecimento a aplicar na comunidade em que vive. “A parceria Embrapa-Agraer é de grande relevância para a produtividade da agricultura familiar no Estado. Essa união de esforços contribui com o trabalho dos nossos técnicos de levar informações para os produtores”, afirmou.
Ao todo, oito cursos foram ministrados pela Agraer, sendo: Manejo intensivo de pastagens; Produção integrada de leite com piscicultura e olericultura; Suplementação alimentar no período da seca; Criação e Manejo de bezerros; O negócio da produção leiteira; Desafios da aplicação do crédito rural; Prevenção e controle de carrapatos e Qualidade do leite: antes, durante e após a ordenha.
Em um outro stand, a Agraer ainda preparou um espaço para comercialização de produtos da agroindústria familiar. Nas bancadas, licores, mel, doces e outros produtos elaborados por agricultores que utilizam os serviços dos profissionais de escritórios da Agraer, do interior do Estado.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Fotos: Dunga