Hoje é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação equilibrada.
Aproveitando a oportunidade iremos abordar sobre um dos nutrientes principais do leite, o cálcio, mineral essencial para a formação óssea. “O leite e seus produtos derivados são considerados as principais fontes dietéticas de cálcio, pois apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar”, explica a nutricionista Silvia Lancelloti.
Mais do que consumir alimentos que são fonte de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. A vitamina D – obtida principalmente por meio da luz solar – auxilia o processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea.
A baixa ingestão de cálcio na juventude aumenta o risco de osteoporose na idade adulta. Essa doença é caracterizada pela perda de massa óssea, ou seja, é quando a estrutura óssea começa a ser degradada e fica enfraquecida.
Vale ressaltar que para as crianças e adolescentes, o leite é essencial para o desenvolvimento adequado e fortalecimento dos ossos de forma saudável.