Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1993, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de boas práticas de preservação.
Em Mato Grosso do Sul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) vem prestando assistência, desde 2018, ajudando na conservação de recursos hídricos em propriedades da agricultura familiar a fim de proteger as nascentes e os diversos usos da água na cadeia produtiva das comunidades.
O trabalho de assistência é desenvolvido com base na Lei nº 2.406, de 29 de janeiro de 2002, que estabelece a política Estadual dos Recursos Hídricos e determina os critérios de uso de recursos hídricos subterrâneos de pouco uso de água, com o volume até 300 m³/mês, para as comunidades da Agricultura Familiar.
“A assistência de nossos técnicos é realizada com o cadastro dos recursos hídricos das propriedades, identificando a quantidade média de água e colocando no sistema como o recurso hídrico é utilizado” explica Leda Regina Monteiro Perdomo, Chefe do Setor Ambiental da Agraer.
Atualmente, a equipe da Agraer é capacitada para efetuar o cadastro obrigatório no sistema do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e que tem por objetivo registrar as demandas pelo uso da água no Estado.
Em 2021, por exemplo, a Associação de Produtores do Assentamento Água Viva conseguiu regularizar a captação de água subterrânea com o apoio do escritório da Agraer de Tacuru, conseguindo instalar um poço tubular com profundidade de 45 metros. O cadastro junto ao Imasul foi feito pelo técnico agropecuário Vanderlei Coelho.
Já em Novo Horizonte do Sul, o técnico Edno Martins Vicentini atua com os grupos de agricultores que utilizam poços artesianos de uso coletivo. Foram instalados cinco poços e os hidrômetros nas propriedades para disciplinar o consumo de água.
“Conseguimos elaborar uma planilha para que o agente de leitura dos hidrômetros pudesse fazer os cálculos corretos para a cobrança do consumo de água de cada usuário e fizemos o cadastro estadual deste cinco poços”, destaca Edno.
Além de promover o uso correto e sustentável da água, a equipe de técnicos participa de cursos de atualização sobre a gestão de recursos hídricos promovidos em parceria com o Imasul. “Nosso trabalho é para o cumprimento das legislações que regularizam o uso da água nas propriedades e os conteúdos dos treinamentos que participamos embasam os atendimentos que realizamos no campo”, salienta Leda.
O Setor Ambiental da Agraer também acompanha as legislações estaduais e federais, compõe a Câmara Técnica Permanente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e outras iniciativas para o monitoramento frequente da qualidade das águas subterrâneas de pequenos e médios produtores.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Igor Moura - Assessoria de Comunicação e Escritório da Agraer de Tacuru
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva