Programação incluiu reflexões, palestras e sorteio de prêmios para as servidoras na manhã desta terça-feira
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) reuniram suas servidoras para reflexões sobre a data comemorativa, destacando o debate sobre a igualdade de direitos, a sororidade feminina e valorização das mulheres em todas as esferas sociais.
O encontro foi uma iniciativa da comissão de eventos composta pelos servidores Loreta da Silva de Souza Pereira, Leda Regina Monteiro Perdomo, Rejane Inácio Cameschi, Sônia Maria Lidone Moreira, William Martos Garcia, Jacqueline Rocha Brey D’Auria com o apoio da Diretoria da Agraer.
Ao abrir as comemorações, o diretor-executivo da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, destacou a importância desta data sobretudo para relembrar fatos históricos e combater comportamentos sexistas que ainda persistem nas relações cotidianas. “Hoje é um dia de comemoração, de alegria e de valorização da mulher, mas é também um dia de reflexão pois em toda a história da humanidade houve injustiças e esse dia serve para nós refletirmos sobre as nossas ações e condutas em relação às mulheres”.
Para compor o debate e falar sobre um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas mulheres - a violência de gênero - a Agraer convidou a advogada e doutora em Direito, Dra. Giselle Marques de Araújo. Em sua apresentação, Giselle mostrou às servidoras dados estatísticos atuais sobre a violência contra a mulher e instruiu-as sobre as formas de defesa e de denúncias, caso seja preciso. As participantes também receberam orientações sobre Educação Financeira com a gerente do Sicredi, Quezia Silva Farias.
A gerente palestrou sobre a importância da educação financeira para as mulheres, com dicas práticas para o controle de orçamento, para a construção de novos hábitos em relação aos gastos pessoais e de reserva de emergência. “Um exemplo de orçamento vai conter as receitas, os objetivos a médio e a longo prazo, o saldo disponível e as despesas”, proferiu.
Segundo a secretária de gabinete da Agraer, Rosângela Lopes Gomes, a realização do evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi importante para a valorização das servidoras e por tratar de temas sensíveis que estão em debate na sociedade. “A mulher é um ser gentil, sensível, mas acima de tudo, ela é forte. Hoje nós agradecemos pela sensibilidade em que os assuntos foram tratados e também por nos agraciar com sorteio de brindes e ainda pelas flores que recebemos de alguns dos nossos colaboradores”.
Programação externa
Nesta manhã, as servidoras Jovelina Maria de Oliveira e Ana Cristina Araújo Ajalla, participaram da Roda de Conversa “Protagonismo feminino no campo e na cidade”. O evento, promovido pelo projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, aconteceu no Sítio Flor do Cerrado, no Núcleo Industrial Indubrasil.
- Arquivo pessoal
- Arquivo pessoal
- Arquivo pessoal
Na oportunidade, elas foram convidadas para falar sobre o trabalho que realizam no campo de modo a contribuir com o objetivo da roda de retratar a participação da mulher em diversos meios da sociedade ocupando cargos de destaque nos setores público e privado.
Ana Cristina falou sobre a sua atuação profissional e que contribuiu para abertura de oportunidades para outras mulheres no campo, além de mencionar a trajetória de sucesso como pesquisadora. Enquanto Jovelina comentou sobre sua experiência como extensionista, o contato com os produtores e sobre a capacidade técnica desenvolvida por muitas mulheres no meio agrícola.
Texto e fotos: Fládima Christofari e Igor Moura - Jornalistas da Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva